A governadora Raquel Lyra participou, nesta quinta-feira (20), em Lagoa Grande, da formatura de 1.170 estudantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e do Patrulheiro Mirim. A solenidade marcou o encerramento das atividades de 2025 no município e ocorreu no ano em que o Proerd completa 25 anos de atuação em Pernambuco. As ações são desenvolvidas por policiais militares capacitados, com estudantes de 9 a 12 anos.
“Temos trabalhado para garantir que Pernambuco volte a ser um Estado mais seguro, e temos feito isso todos os dias. Mas nada é mais importante do que trabalhar com as nossas crianças na escola. Acreditamos muito na potência e na força da educação, e a Polícia Militar está ao lado dos municípios formando nossos meninos e meninas, conscientizando sobre a importância de cuidar do nosso corpo como nosso templo. E que, quando eventualmente forem abordados pelo uso de drogas, uso abusivo ou pela prática de bullying, possam dizer não”, afirmou a governadora.
Organizado pela 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o curso abordou disciplina, cidadania, prevenção às drogas e resolução pacífica de conflitos. Do total de formandos, 250 concluíram o Proerd e 920 integraram o Patrulheiro Mirim, todos certificados.
Participação da segurança pública
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou o impacto das ações. “Esse é um momento de muita alegria para a Polícia Militar de Pernambuco. As crianças são o futuro, e a formatura de hoje é um marco muito importante. São dois programas que ensinam princípios de civismo, ética e responsabilidade, garantindo às crianças do Sertão um futuro promissor e, ao mesmo tempo, aproximando a sociedade das nossas forças de segurança”, disse.
A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, reforçou a importância da parceria com o Estado. “A gente sabe que não é fácil lidar com toda essa imensidão, mas sabemos que, com propósito, conseguimos chegar longe. Com desejo único e vencedor, mostramos a cada uma dessas crianças que, com disciplina, foco e lealdade, conseguimos formar cidadãos cada vez mais firmes, fortes e com propósito de vida”, afirmou.
O deputado estadual Jarbas Filho ressaltou o papel formativo das iniciativas. “É através de iniciativas como essa que construímos um Pernambuco sem violência e garantimos o futuro dos nossos jovens”, declarou. O deputado federal Fernando Monteiro complementou: “É dizendo não às drogas e à violência que as portas se abrem, e vem o sim para a educação, para o trabalho e para muita coisa boa”.
Alerta sobre drogas
O Patrulheiro Mirim é voltado a estudantes do Ensino Fundamental II, de 12 a 14 anos, com conteúdos sobre disciplina, hierarquia, relações interpessoais, cidadania, primeiros socorros, meio ambiente, consequências do uso de drogas, Lei Maria da Penha e noções de segurança.
Veja também:

