Raquel reforça compromisso com retomada da Transnordestina em debate no Porto de Suape

Governo reforça compromisso com a retomada da Transnordestina durante seminário no Porto de Suape e destaca impacto logístico

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou, nesta terça-feira (18), que o Governo de Pernambuco manterá atuação contínua para a retomada do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina, cujo edital dos primeiros 73 quilômetros foi lançado no fim de outubro. Segundo a gestora, “a Transnordestina é de grande importância para que possamos garantir a competitividade para Pernambuco”, destacando que o país “não dá para esquecer a ferrovia quando se tem um país com dimensões continentais”.

A declaração ocorreu no encerramento do Seminário Conexões Transnordestina, promovido pelo site Movimento Econômico e a Sudene, realizado no auditório do Porto de Suape. Para a governadora, o avanço do modal ferroviário amplia a capacidade logística, melhora o escoamento das produções e fortalece a competitividade das exportações. Dados apresentados no evento mostraram que o transporte ferroviário reduz custos logísticos em até 30%, segundo levantamentos do setor divulgados em 2024 por entidades federais.

A gestora destacou o retorno do trecho Salgueiro-Suape ao projeto original. “Temos a expectativa que essa obra possa ser retomada e, ao longo desse tempo, os outros trechos possam ser licitados a partir da remodelagem do projeto que está sendo adaptado pela Infra S.A com o acompanhamento permanente do Governo de Pernambuco. Essa é uma obra federal, mas é estratégica para o desenvolvimento de Pernambuco, além de ser estratégica como uma infraestrutura logística do Nordeste brasileiro”, afirmou.

O edital lançado pelo presidente Lula e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, prevê a execução dos primeiros 73 quilômetros entre Custódia e Arcoverde. O orçamento estimado é de R$ 415 milhões, com execução a cargo da Infra S.A. O diretor de Empreendimentos da estatal, André Luís Ludolfo, participou do encontro em Suape. A projeção federal para 2025 indica que obras ferroviárias estruturantes tendem a priorizar trechos com maior potencial de carga anual, critério que inclui o corredor Salgueiro-Suape.

O seminário sobre Transnordestina

O seminário Conexões Transnordestina, promovido pelo Movimento Econômico, percorreu desde julho os municípios de Salgueiro, Araripina, Petrolina, Belo Jardim e Caruaru, reunindo representantes do setor produtivo e da sociedade civil. Em Suape, a governadora recebeu do presidente da Agência de Desenvolvimento Social do Araripe, Daniel Torres, uma carta de intenções com propostas e análises discutidas nas etapas regionais.

O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, afirmou que “com esse diálogo, será possível que o Porto de Suape se torne um grande e importante centro de escoamento da produção de Pernambuco e de todo o País”.

A CEO do Movimento Econômico, Patrícia Raposo, ressaltou a finalidade das escutas regionais. “Chegamos agora em Suape, que é o ponto final da ferrovia, colhendo informações, sugestões, ouvindo a sociedade civil, entendendo a realidade local de cada cidade que vai ser impactada por essa grande obra, para que ajustes possam ser feitos”, avaliou.

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, lembrou que o debate começou no município. “Iniciamos essa discussão na cidade de Salgueiro, que é o ponto de interseção da Transnordestina. Pernambuco não pode mais perder oportunidades, essa tem sido a tônica”, afirmou.

Projeção da obra e participação institucional

Em Pernambuco, 179 quilômetros da ferrovia estão concluídos, o equivalente a 38% do total previsto para o trecho estadual. Representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Joãozinho Tenório destacou a articulação do Executivo. “Estamos conseguindo retomar obras importantes para o nosso Estado, para que possamos alavancar nossa economia, gerar emprego e renda”, disse.

Setores industriais do Estado apontam que, com a conclusão total do eixo Salgueiro-Suape, a capacidade de escoamento pelo Porto de Suape pode crescer até 40% em médio prazo, conforme estimativas divulgadas por entidades logísticas em 2024.

A agenda contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; do presidente do Complexo Industrial Portuário de Pernambuco, Armando Monteiro Bisneto; do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro; e do prefeito de Agrestina, Josué Mendes.

Veja também:

Lançamento do edital da Transnordestina em Pernambuco é celebrada

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp