O Governo de Pernambuco entregou, nesta segunda-feira (17), o Prêmio Idepe 2024, que avaliou o desempenho de 378.760 alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. A cerimônia contemplou 96 escolas com placas de menção honrosa distribuídas em seis categorias e 34 subcategorias, com participação da vice-governadora Priscila Krause.
A governadora Raquel Lyra afirmou que o indicador permite identificar avanços e necessidades de cada rede municipal. “O Prêmio Idepe reconhece as escolas que mais avançaram em 2024 e também oferece uma leitura mais clara sobre quais cidades precisam do nosso apoio. Estamos garantindo um suporte muito forte aos municípios, especialmente na alfabetização na idade certa, com capacitação e qualificação dos professores municipais”, disse. “Estamos trabalhando para que cada cidade e Pernambuco como um todo avance em seus índices educacionais.”
Educação destaca do Idepe
O titular da Secretaria de Educação, Gilson Monteiro, destacou que o prêmio reforça o trabalho conjunto entre Estado e municípios. “Por meio do Idepe, valorizamos o regime de colaboração, quando o Governo não pensa só nas escolas geridas pelo próprio Estado, mas também nas escolas com gestão municipal”, afirmou.
A avaliação gerada pelo Idepe possibilita que gestores identifiquem áreas com necessidade de intervenção, ajustem estratégias e acompanhem se as iniciativas adotadas no último período estão produzindo resultados mensuráveis.
Participação do Legislativo
O deputado estadual Romero Sales Filho avaliou que a política educacional em curso tem ampliado o apoio aos gestores locais. “O Governo tem sido uma mão amiga dos municípios e prefeitos, oferecendo suporte e atenção”, declarou. O deputado Renato Antunes complementou: “O objetivo do Governo de Pernambuco não é apenas atingir um número ou uma meta educacional, é alcançar as pessoas”.
Representando os gestores municipais, o prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Têca, citou resultados observados na cidade. “Em Itapissuma, vamos receber três novas creches e já fomos contemplados com nove ônibus escolares. Agora, temos um Governo do Estado que olha para a educação e para os municípios”, afirmou.
Também premiada, a cacica Cícera Leal, coordenadora-geral da Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, em Itacuruba, celebrou o reconhecimento. “Nem cabe no coração saber que nossos professores têm seus esforços reconhecidos. Agradeço a toda a nossa equipe”, disse.
O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e gestores de diversas regiões, além do comandante da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.
Veja também:
Raquel Lyra entrega ações para Educação em Santa Cruz da Baixa Verde

