A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (13), no Centro do Recife, os contratos que autorizam a construção de 492 unidades habitacionais no Estado. As moradias integram quatro novos empreendimentos viabilizados pelo Programa Morar Bem, do Governo de Pernambuco, em parceria com o Governo Federal, dentro da modalidade Minha Casa, Minha Vida Entidades. O investimento total é de R$ 91,5 milhões, somando recursos federais e contrapartida estadual.
“É muito emocionante, dá até vontade de chorar, porque tudo que eu quero é uma casa para mim e para o meu filho. Isso é a realização de um sonho”, afirmou Suzy Carla, moradora de Água Fria, que está entre as futuras beneficiárias. A construção das unidades foi definida em conjunto com movimentos sociais de luta por moradia, que participaram da agenda oficial.
“Pernambuco, pela primeira vez na história, tem uma política de habitação de verdade, uma política que coloca recursos, energia e apoio técnico. Hoje estamos assinando, junto com a Caixa Econômica Federal e movimentos de luta pela moradia, o contrato para a construção de 492 casas populares no Recife e em Santa Cruz do Capibaribe. Essas casas vão para pessoas que lutam há muitos anos para serem enxergadas. Isso é fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o Governo Federal”, declarou a governadora Raquel Lyra.
Moradias no Recife e no Agreste
Os novos habitacionais serão:
- Residencial Presente de Deus, em Água Fria (62 unidades);
- Habitacional Adelmo Araújo, em Peixinhos (192 unidades);
- Residencial Onildo Romão, em Santo Amaro (94 unidades);
- Conjunto Habitacional Fábio Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe (144 unidades).
A execução ficará a cargo da Construtora Viver Bem Empreendimentos VI SPE LTDA., com prazo previsto de um ano e meio para conclusão. As obras seguem a linha subsidiada do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), destinada a famílias de baixa renda vinculadas a movimentos sociais.
Presente à cerimônia, a vice-governadora Priscila Krause destacou o alcance social das novas moradias. “A gente fala com 320 mil famílias que compõem o déficit habitacional de Pernambuco. E a gente diz a todas elas: vocês não estão sós. Temos um Governo determinado e que vai para as ruas fazer transformação junto com vocês”, afirmou.



A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, reforçou o papel do Estado no modelo. “Assinamos quatro Minha Casa, Minha Vida FDS, nos quais o Estado doou o terreno e, além disso, entra também com a contrapartida. São moradias destinadas a movimentos de luta, para pessoas em situação de altíssima vulnerabilidade, que não podem pagar uma parcela”, explicou.
Parceria com entidades e financiamento
A Caixa Econômica Federal é responsável pelo financiamento das unidades, e a Associação de Apoio aos Sem Teto da Região Nordeste (AAST) atua como entidade proponente. “Essa parceria tem sido um grande sucesso em Pernambuco, unindo esforços entre o Governo do Estado, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades. É uma parceria sólida, que garante transparência e eficiência”, afirmou o superintendente da instituição em Pernambuco, Marcelo Maia.
A coordenadora nacional da Associação de Apoio às Famílias Sem Teto (AAST), Lídia Brunes, também ressaltou os resultados. “Além de trazer o Programa Morar Bem, hoje eu tenho o meu teto, o meu lar. É a realização de um sonho. Hoje, no Governo de Pernambuco, a gente constrói e entrega junto”, disse. O deputado estadual João Paulo observou que “a grande obra é cuidar das pessoas”, destacando a articulação entre os governos estadual e federal.
Visita a área de retrofit
Durante a agenda, a governadora visitou a ocupação Maria Firmina dos Reis, na Boa Vista. O prédio, que apresentava risco de desabamento, passou por uma intervenção emergencial feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A estrutura será apresentada ao Minha Casa, Minha Vida FDS como projeto de retrofit completo, etapa que requalifica edifícios antigos para uso habitacional.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Veja também:
Raquel Lyra autoriza construção de 144 moradias em Belo Jardim

