A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei nº 000001/2025, que estabelece novas regras para coibir a violência em partidas de futebol realizadas no Estado. A proposta reúne cinco projetos apresentados por diferentes parlamentares, entre eles dois de autoria do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL).
Entre as medidas previstas estão a instalação de câmeras de segurança em áreas internas e externas dos estádios, a criação de um cadastro com dados de integrantes de torcidas organizadas e a obrigatoriedade da biometria facial para acesso aos jogos. O objetivo é fortalecer a identificação e o controle de torcedores, garantindo mais segurança nos eventos esportivos.
Ações repressivas e educativas
Durante a votação, o deputado Coronel Alberto Feitosa destacou que o texto busca conciliar medidas de segurança e ações educativas. “Ninguém mais quer ver aquelas cenas de barbárie que correram o mundo, em fevereiro deste ano, no clássico Sport e Santa Cruz. O projeto reúne medidas repressivas e educativas e vai ser uma ferramenta legal para o Estado combater a violência nos dias de jogo”, afirmou.
Alepe fará 2ª votação
O projeto será submetido à segunda votação em plenário antes de seguir para sanção da governadora Raquel Lyra (PSD). Com o apoio da base governista, a expectativa é de que o texto seja aprovado em definitivo nos próximos dias. “Em 7 de janeiro, quando começa o Campeonato Pernambucano, teremos a lei sancionada — e ganham todos os pernambucanos”, afirmou Feitosa.
Foto: Nando Chiappetta
Veja também:
Reunião na Alepe sobre violência no futebol resulta em pedido de informação de Rodrigo Farias

