Em continuidade às agendas preparatórias da COP30, a governadora Raquel Lyra (PSD) participou, nesta quarta-feira (5), do Local Climate Action Summit, realizado no Rio de Janeiro. A gestora defendeu o papel estratégico dos governos locais e regionais no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção da justiça social.
Durante o evento, que reuniu lideranças globais e nacionais, Raquel Lyra integrou o painel “Impacto Crítico da Diplomacia Subnacional”, dentro da plenária de encerramento do Local Leaders Forum. Pela manhã, a governadora também participou da Plenária Internacional de Prefeitas, ao lado da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, em um debate sobre soluções urbanas sustentáveis.
“Participamos de eventos da programação da pré-COP30, no Rio de Janeiro, colocando Pernambuco no mapa do mundo, falando sobre transição energética e justiça climática. Debatemos sobre como aproveitar essa janela de oportunidades de investimentos do mundo inteiro, ao mesmo tempo em que cuidamos das pessoas”, afirmou a governadora.
Cooperação na agenda climática
O Local Climate Action Summit discutiu o papel conjunto de cidades, estados e governos nacionais no avanço da agenda climática. O encontro contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, da prefeita de Phoenix (EUA), Kate Gallego, e da prefeita de Malmö (Suécia), Katrin Stjernfledt Jammeh.
Já o evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) reuniu representantes de diferentes estados brasileiros para debater ações climáticas voltadas às cidades. O objetivo foi definir prioridades para os próximos 12 meses, com foco na liberação de recursos e na implementação de políticas públicas capazes de mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Entre as participantes da plenária de prefeitas estiveram Mirella Almeida (Olinda), Francineti Carvalho (Abaetetuba), Margarida Salomão (Juiz de Fora), Darnele Pereira (Rio Grande) e as secretárias do Rio de Janeiro, Joyce Trindade (Mulher) e Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima).
A COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, será realizada a partir da próxima segunda-feira (10), em Belém (PA), e reunirá líderes de diversos países para discutir compromissos globais de sustentabilidade.
Veja também:
Raquel destaca papel de Pernambuco como referência em transição energética

