A Prefeitura do Recife firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Trajetórias, tornando-se a primeira cidade do Brasil a oferecer intercâmbio internacional para servidores públicos municipais. O programa prevê acesso a cursos de mestrado em instituições de destaque mundial, como Yale (EUA), University College London e Imperial College London (Reino Unido), McGill (Canadá) e Hertie School (Alemanha), entre outras listadas no ranking global QS World University Rankings. A meta inicial é contemplar cerca de 30 servidores municipais com bolsas, descontos e linhas de crédito subsidiado.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) durante o evento “Conexão Global – Transformando a Trajetória de Talentos Brasileiros”. O prefeito do Recife, João Campos, destacou que a iniciativa representa um investimento direto na qualificação do funcionalismo. “Dia importante, dia que a gente celebra essa parceria entre a Prefeitura do Recife e o Instituto Trajetórias, que vai garantir a bolsa de pelo menos 30 servidores públicos da nossa cidade para estudarem nas melhores universidades do mundo, entendendo que a defesa e o fortalecimento do capital humano, dos servidores e servidoras é de grande relevância. Para garantir a longevidade das políticas públicas, dos programas, da modernização da máquina pública, é fundamental formar pessoas e compartilhar conhecimentos”, afirmou.
Formação e impacto na gestão pública
O programa do Instituto Trajetórias conta com o apoio das Fundações Lemann e Ver+ e pretende viabilizar a formação de mais de 5 mil brasileiros em cursos de mestrado no exterior até 2035. Além do prefeito João Campos, participaram do evento os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Renato Casagrande (Espírito Santo) e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
A secretária de Administração do Recife, Maíra Fischer, ressaltou o caráter estratégico da iniciativa. “O servidor é o diferencial da gestão pública. Valorizar e investir nele é fundamental para oferecer à população uma cidade mais inovadora, eficiente e preparada para os desafios. Essa parceria com o Instituto Trajetórias abre portas para que o nosso servidor alcance qualificações de alto nível em algumas das melhores universidades do mundo e traga de volta conhecimento e experiência que vão impactar diretamente a vida do cidadão recifense”, afirmou. Ela acrescentou que, além da formação técnica, o programa cria conexões internacionais que ampliam a visão de gestão e inovação.
Internacionalização de talentos do Recife
Com a adesão do Recife, o município se junta a estados e capitais que investem na formação internacional de servidores como estratégia para fortalecer políticas públicas e aprimorar serviços à população. A CEO do Instituto Trajetórias, Leany Lemos, defendeu que a internacionalização deve ser uma política de Estado. “A dimensão positiva mais óbvia da internacionalização é o investimento em cérebros, em capital humano que retorna para contribuir para o desenvolvimento do país, com mais inovação e mais pontes econômicas e culturais”, pontuou.
Sobre o Instituto Trajetórias
O Instituto Trajetórias é uma organização sem fins lucrativos dedicada a preparar e apoiar financeiramente profissionais brasileiros que buscam formação de excelência no exterior. O modelo combina bolsas governamentais, descontos de universidades internacionais e linhas de crédito com condições mais favoráveis que as do mercado, garantindo o retorno dos talentos ao Brasil com capacitação de alto nível.
Veja também:
Recife e Nantes ampliam parceria com investimento em obras urbanas