Alepe inaugura Banco Vermelho e Álvaro Porto cobra reforço na segurança para mulheres

Alepe inaugura Banco Vermelho e presidente Álvaro Porto cobra mais investimentos em segurança após aumento nos casos de feminicídio

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugurou, nesta segunda-feira (29), o Banco Vermelho, monumento que simboliza a luta contra a violência de gênero e a conscientização sobre o feminicídio. O ato foi conduzido pelo presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), com a participação do primeiro-secretário, deputado Francismar Pontes (PSB), e da diretora executiva do Instituto Banco Vermelho (IBV), Paula Limongi.

A Alepe é a primeira assembleia estadual a receber o monumento, fruto de convênio firmado com o IBV, organização dedicada ao enfrentamento da violência contra as mulheres. Durante a cerimônia, Porto destacou a necessidade de ampliar os investimentos em segurança pública, citando os índices recentes de feminicídio em Pernambuco.

Entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 60 casos de feminicídio em Pernambuco, de acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS). O número representa aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 50 casos. A média atual é de um crime a cada quatro dias.

Levantamento do Instituto Fogo Cruzado, divulgado em agosto, apontou ainda que Pernambuco concentra o maior número de feminicídios e tentativas de feminicídio com arma de fogo do país em 2025.

Presidente da Alepe pede investimento

“Falamos com tristeza sobre a situação do nosso estado. Temos aqui várias delegacias da mulher sem funcionar. Vemos uma luta constante de deputados que pedem mais segurança para o estado. As mulheres do nosso estado enfrentam uma realidade triste e perigosa. É preciso investir mais em segurança”, afirmou Porto.

Mobilização nacional contra o feminicídio

O presidente da Alepe ressaltou que espera ver a instalação do Banco Vermelho em outras casas legislativas do país. “Trata-se de uma realidade que exige o engajamento de toda a sociedade e uma mobilização ampla e coletiva. A Alepe abraça esta causa que defende a proteção, a dignidade e o direito à vida das mulheres”, disse.

Também participaram da inauguração os deputados Jarbas Filho (MDB), João de Nadegi (PV) e Antônio Coelho (UB), além da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (Republicanos), esposa do presidente da Assembleia.

Veja também:

Banco vermelho na Alepe reforça combate ao feminicídio

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp