Recife mantém liderança nacional na formação em tecnologia

Recife consolidou, em 2024, a maior concentração de estudantes de Tecnologia da Informação (TI) do Brasil. Foram 717,8 alunos de graduação em cursos de TI por 100 mil habitantes, desempenho 49% superior ao de Brasília, que registrou 488,7 no mesmo período. Os dados são do Censo da Educação Superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em 2023, o índice do Recife havia sido de 658 alunos por 100 mil habitantes, também bem acima da segunda colocada. O resultado garante à capital pernambucana o sétimo ano consecutivo de liderança nacional, com crescimento consistente e maior distanciamento em relação a outras capitais nos últimos quatro anos.

Impacto na formação de profissionais

De acordo com o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, o desempenho vai além da quantidade de estudantes.
“Quando juntamos esse resultado com o fato de que as três maiores notas de corte dos últimos três anos de um dos vestibulares mais concorridos do País, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), são dos três cursos de tecnologia do Centro de Informática, acima de cursos tradicionais como Medicina e Direito, fica claro que não é só um destaque em termos quantitativos, mas de qualidade na formação profissional dos nossos alunos”, afirmou.

Outro dado que reforça a expansão é o crescimento do número de concluintes em TI. O total passou de 728 em 2022 para 1.427 em 2024, praticamente o dobro em dois anos.

Políticas públicas no Recife

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a liderança do Recife é resultado da articulação entre governo, educação e setor produtivo.

“Esse resultado comprova que a combinação entre políticas públicas bem estruturadas, investimento em educação de qualidade e um ecossistema de inovação maduro gera impactos concretos. Recife mostra que é possível formar talentos em larga escala, com inclusão e excelência. É esse modelo que tem colocado a cidade na vanguarda da formação em tecnologia no Brasil e o Porto Digital tem orgulho de ser parte desse movimento transformador”, disse.

A secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou a importância do programa Embarque Digital, custeado integralmente pela Prefeitura em parceria com o Porto Digital.

“A ação democratiza o acesso à formação tecnológica e já se consolidou como um dos principais vetores de inclusão e capacitação em TI, com taxas de evasão mais baixas do que a média nacional e maior participação de mulheres e pessoas negras na área”, afirmou.

Ela acrescentou: “Esse resultado é fruto de uma estratégia que coloca as pessoas no centro da gestão pública. Ao investir em políticas públicas voltadas para educação, formação profissional e inovação, estamos não apenas formando profissionais, mas criando oportunidades que transformam vidas e consolidam Recife como referência nacional em tecnologia e educação.”

Ecossistema atrativo para investimentos

Com base de profissionais qualificados em expansão e um dos maiores parques tecnológicos da América Latina, Recife mantém-se como polo de atração para investimentos nacionais e internacionais em inovação.

Foto: Dondinho/Prefeitura do Recife

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp