A Prefeitura do Recife assinou, nesta segunda-feira (15), um Memorando de Entendimento com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (World Food Programme/WFP) e com a ONG Fome de Tudo, única organização brasileira com chancela oficial do WFP. O acordo foi firmado pelo prefeito João Campos e prevê cooperação técnica, uso de tecnologias sociais, estudos e capacitação de gestores para ampliar políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome.
O protocolo será integrado ao programa Recife Sem Fome, que já atua em ações de enfrentamento à insegurança alimentar no município. Entre os eixos do acordo estão o combate ao desperdício de alimentos, o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção de alimentação adequada e saudável, especialmente nas escolas da rede pública.
Cooperação internacional
Durante a assinatura, o prefeito João Campos destacou o papel da parceria. “A gente acabou de assinar esse protocolo de intenções da Prefeitura com a entidade Fome de Tudo, que é a única entidade brasileira parceira do braço da ONU para política global de alimentos. Com isso, teremos instrumentos de tecnologia, cooperação técnica e diagnósticos entre a Prefeitura e a Fome de Tudo para reforçar o nosso programa Recife Sem Fome. É muito importante ter parcerias internacionais que ajudem e fortaleçam o combate à fome e a geração de oportunidades na cidade”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e Combate à Fome, Pâmela Alves, ressaltou que a parceria vai apoiar políticas já em andamento. “Essa parceria é um passo muito importante para o nosso município. Além de fortalecer programas que valorizam a agricultura familiar, melhoram a alimentação nas escolas e combatem o desperdício, ela também vai possibilitar a realização de estudos e pesquisas fundamentais sobre segurança alimentar e nutrição. O objetivo é garantir que cada vez mais recifenses tenham acesso a uma alimentação de qualidade, saudável e baseada em dados que nos ajudem a tomar as melhores decisões”, disse.

Estrutura e impactos da iniciativa
A representante da ONG Fome de Tudo, Úrsula Corona, enfatizou o caráter transformador da parceria.
“É uma grande honra conhecer o trabalho que já vem sendo feito e poder contribuir ainda mais com a cidade. Tenho uma relação muito forte com o Recife, meus pais moram aqui e minha mãe é pernambucana. Nosso foco é o empoderamento econômico e o uso de tecnologias sociais de impacto para mudanças estruturais. Não adianta pensar em ferramentas de transformação sem fortalecer economicamente as pessoas. Nosso trabalho é somar esforços e aprender nessa troca, e é isso que esperamos com essa parceria entre o Fome de Tudo e a Prefeitura do Recife”, afirmou.
O WFP, criado em 1961, é a maior organização humanitária do mundo. Atua no fornecimento de assistência alimentar em situações de emergência e no desenvolvimento de programas estruturantes para promoção da paz e da prosperidade. Já a ONG Fome de Tudo mantém parceria direta com o WFP em Roma e desenvolve no Brasil soluções inovadoras em segurança alimentar e nutricional.
Ações previstas no Recife
No Recife, a parceria vai priorizar pesquisas sobre agricultura local, educação, saúde e nutrição, subsidiando a formulação e o monitoramento de políticas públicas. Também estão previstas iniciativas de capacitação de gestores e técnicos, incluindo intercâmbios internacionais sobre segurança alimentar, alimentação escolar, combate ao desperdício e agricultura familiar.
Outro ponto é o fortalecimento do Programa de Alimentação Escolar da rede pública municipal, ampliando o uso de produtos da agricultura familiar no preparo das refeições e divulgando a experiência do Recife para outros países, com foco na construção de modelos mais sustentáveis de nutrição escolar.
Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife
Veja também:
Recife inaugura 1ª Escola de Empreendedorismo para fortalecer negócios locais