A governadora Raquel Lyra comandou, nesta segunda-feira (15), a aula inaugural da 2ª turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2025), promovida pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O programa faz parte do Juntos pela Segurança, política estadual que prevê investimento de R$ 1 bilhão e a incorporação de mais de 7 mil novos profissionais de segurança até 2026, entre policiais militares, civis, científicos e bombeiros.
“O Juntos pela Segurança dá início, mais uma vez, a uma turma de formação e habilitação de praças da Polícia Militar. Hoje são 2.246 homens e mulheres. Esses alunos passarão por este curso de sete meses, serão treinados pelas nossas forças operacionais de polícia e, se Deus permitir, em abril do ano que vem, nós vamos estar nessa Arena garantindo a maior festa da segurança pública de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou o ato.
Estrutura da formação
Com 2.246 matriculados — 1.927 homens e 319 mulheres —, o curso terá duração de sete meses, totalizando 1.080 horas/aula distribuídas em 39 disciplinas. Entre os conteúdos estão Direitos Humanos, Ética e Cidadania, Abordagem Policial, Simulação de Ocorrências e Tiro Policial Defensivo. Os novos alunos já passaram pela chamada “Semana Zero”, período de acolhimento administrativo e recebimento de equipamentos.
A primeira turma do mesmo concurso finalizou em 12 de agosto, formando 2.299 policiais militares, que já estão em atuação na Região Metropolitana do Recife. Com esta segunda etapa, o processo seletivo chegará a quase 4.600 novos profissionais incorporados à PMPE.
Compromisso feito por Raquel
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destacou que o plano de recomposição das tropas é central para a redução da criminalidade. “O dia de hoje demonstra o compromisso assumido pela governadora Raquel Lyra de fortalecer os efetivos policiais e de bombeiros. A promessa de nomear mais de 7 mil policiais e bombeiros até meados do próximo ano está sendo rigorosamente cumprida. Por conta de ações como essa, inclusive, estamos há 16 meses consecutivos com redução nos homicídios no Estado”, afirmou.



O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, reforçou que a segunda turma representa a continuidade do concurso. “Hoje, eles participaram da aula inaugural, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra. Além disso, já passaram pela ‘Semana Zero’. Esta é a última chamada deste processo seletivo, que totaliza quase 2.300 novos policiais”, destacou.
Depoimentos e expectativas
A oradora da turma, Gabriela Gonçalves, ressaltou o significado da conquista. “Este é um momento de concretização de um sonho não só meu, mas de todos os que estão aqui. Foram noites de luta e conquistas. Estamos muito felizes e esperamos colaborar com a população pernambucana e agregar valor à Polícia Militar de Pernambuco”, disse.
Parlamentares presentes também avaliaram os impactos da iniciativa. O deputado estadual Joel da Harpa afirmou: “Essa ação não resolve apenas uma questão estrutural de governo. A decisão de um governo de completar um efetivo de polícias resolve também um problema que é gigante no nosso país, que é de dar oportunidade às pessoas”.
O deputado estadual Renato Antunes acrescentou: “Hoje, cada policial tem sua arma, tem o seu colete, vai para as ruas em condição de defender o pernambucano e a pernambucana. E isso fala de autoestima, isso fala de valorização”.
O deputado estadual Henrique Queiroz Filho afirmou que a medida abre novas perspectivas. “Dar oportunidades é dar esperanças de novos sonhos e fazer com que o nosso Estado possa crescer cada vez mais e se torne um estado de verdadeira mudança”.
Já o deputado estadual Joãozinho Tenório destacou a valorização da categoria. “A governadora Raquel Lyra sabe valorizar os servidores públicos. Serão mais de 7 mil novos policiais que serão colocados nas ruas em apenas quatro anos de governo”, frisou.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Veja também:
Segurança em foco: Raquel Lyra amplia efetivo e investimentos no Estado