A governadora Raquel Lyra abriu, nesta segunda-feira (1º), o Fórum Nordeste 2025, realizado no Mirante do Paço, no Recife, sob a organização do Grupo EQM. O encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes do setor sucroenergético para debater a transição energética em Pernambuco e no Brasil.
“Quero parabenizar o Grupo EQM pela liderança na realização deste fórum, que já se consolidou na agenda econômica do país e do mundo. Nós, do Governo de Pernambuco, estamos trabalhando para facilitar os investimentos na área da economia verde e garantir um ambiente tributário adequado, e também estamos assegurando recursos financeiros para que tantos investimentos que eram aguardados há décadas agora comecem a se concretizar. Aqui reafirmamos o nosso compromisso com os valores da transição energética e da descarbonização da economia do planeta”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Ministros no Fórum Nordeste
Durante a abertura, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no Estado. “Depois de quatro anos parada, a Transnordestina foi retomada. Não há estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que exclua o estado de Pernambuco. Hoje, existem quatro mil homens trabalhando na construção deste equipamento. Quando iniciarmos o trecho de Pernambuco, teremos seis mil trabalhadores atuando nesta que é a maior obra de infraestrutura linear do país”, disse.
Já o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a relevância das discussões. “Um fórum como este é muito importante para colocarmos, cada vez mais, na ordem do dia brasileira a necessidade de discussão de projetos que dialoguem com a sustentabilidade e com a descarbonização”, afirmou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, ressaltou o potencial de geração de empregos e renda. “A transição energética é uma oportunidade de desenvolvimento, pois ela gera emprego e renda. O objetivo deste fórum é traçar caminhos para que o Brasil avance e aproveite, cada vez mais, essas novas energias limpas”, declarou.
Estratégias e investimentos no setor de energia
O anfitrião do evento, empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, afirmou que a agenda da descarbonização é central. “Estamos às vésperas da COP-30 e temos um vasto acervo de realizações nessa área da transição energética e dos biocombustíveis. A nossa agenda de descarbonização é uma agenda civilizatória. Aqui no fórum estamos fazendo uma ampla discussão sobre esses temas, sempre sintonizados com a agenda do Governo do Estado e com a agenda nacional, para avançar na descarbonização do planeta e de Pernambuco”, destacou.
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ressaltou as oportunidades que vêm sendo atraídas. “Este evento reúne grandes lideranças do Brasil inteiro. Aqui conseguimos aferir a temperatura dos projetos que estão na agulha para acontecer e destravar pontos importantes de investimento. Parte da nossa estratégia de transição energética se originou do debate promovido pelo fórum e resultou, por exemplo, na atração de investimentos da European Energy e de outras empresas de e-metanol”, explicou.
A programação do fórum contou com sete painéis ao longo do dia, abordando biocombustíveis e energia limpa.
Veja também:
Raquel Lyra inaugura usina de energia solar para abastecer unidades da Compesa