A prefeita de Olinda, Mirella Almeida, acompanhou nesta sexta-feira (29) o trabalho da Patrulha Maria da Penha, durante visita à sede da Guarda Municipal, no bairro do Varadouro. O programa é voltado à proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas expedidas pela Justiça.
Ao lado da secretária especial da Mulher, Juliana Magalhães, e do secretário de Segurança Cidadã, Pereira Neto, a gestora destacou o papel do município na execução de políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. “A Patrulha Maria da Penha é mais que um serviço: é um compromisso de Olinda com a vida das mulheres, com o respeito e a dignidade que elas merecem todos os dias”, afirmou Mirella.
Atuação preventiva e imediata
O serviço funciona 24 horas por dia e conta com uma equipe de 16 guardas municipais capacitados e uma viatura exclusiva. A atuação é feita de forma preventiva e imediata, garantindo que as vítimas não tenham contato com os agressores e que as medidas protetivas sejam cumpridas.
Canais de denúncia
Nos casos de violência doméstica ou familiar, as denúncias podem ser registradas pelos números 190, da Polícia Militar, ou 153, da Guarda Municipal.
Veja também:
Mirella Almeida busca novos recursos em Brasília para Olinda