O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, assinaram nesta terça-feira (26) a ordem de serviço para o início da requalificação da Rua Dom Expedito Lopes, em San Martin, dentro do Programa Rua Tinindo. A obra, executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), prevê investimento de R$ 3.097.330,91 e prazo de conclusão de cerca de um ano.
A intervenção inclui 4.640 m² de pavimentação em asfalto, 3.675,31 m² de passeios públicos, 312,71 metros de dispositivos de drenagem em tubos PEAD e 500,05 metros de canaleta em concreto armado. A via tem 580 metros de extensão e largura média de oito metros, ligando-se a outras 11 ruas transversais da localidade.
Drenagem como prioridade
De acordo com o prefeito do Recife, João Campos, a obra busca resolver problemas estruturais de circulação e escoamento da água das chuvas. “Essa obra tem um custo elevado por conta da drenagem que vai ser feita, calçada, pavimento e vamos garantir o bem-estar dessas famílias que moram nesta rua. Nós estamos começando a obra hoje e só iremos parar quando ela estiver pronta”, afirmou.
Moradora da rua há mais de três décadas, Maria José, de 71 anos, destacou as dificuldades enfrentadas atualmente. “Eu sou cadeirante e o acesso aqui fica muito difícil quando chove, tem muitos buracos na rua, muita lama. Quando a rua for calçada vai melhorar bastante, vou poder sair tranquila sem medo da cadeira ficar presa e o acesso vai ser muito melhor”, relatou.
O vice-prefeito Victor Marques acrescentou que o investimento trará impacto direto na mobilidade e segurança da comunidade. “São R$ 3 milhões investidos, não é uma obra simples, tem um processo longo para que isso se torne realidade. Agora vai virar um tapete, com calçada nova, com reforço de iluminação, mais seguro para as crianças, adultos e para os idosos, porque o nosso compromisso é com vocês”, disse.
Programa Rua Tinindo do Recife
O Programa Rua Tinindo já concluiu intervenções em 140 ruas e mantém obras em andamento em outras 25 vias distribuídas nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de tráfego, reforçar a drenagem urbana e ampliar a acessibilidade nos bairros.
Veja também:
PCR entrega mais 2 vias beneficiada pelo Programa Rua Tinindo