O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou neste domingo (24) o compromisso de seu grupo político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o prefeito do Recife, João Campos, nas eleições de 2026. O anúncio ocorreu durante a posse do deputado federal Carlos Veras como presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco.
Além de destacar a relação histórica com o PT e com o presidente Lula, Silvio Costa Filho declarou publicamente apoio à reeleição do senador Humberto Costa em 2026. A manifestação foi recebida como um gesto de aproximação entre os Republicanos, partido de Silvio, e as forças políticas que compõem a base lulista e progressista em Pernambuco.
No evento, que contou com lideranças nacionais e estaduais do PT, Silvio Costa Filho iniciou sua fala cumprimentando representantes de diferentes segmentos políticos e destacou a relevância da eleição de Carlos Veras para a presidência do PT em Pernambuco.
“Eu sei, Carlos, do tamanho da sua responsabilidade que você tem pela frente. E eu não tenho dúvida que você vai dar continuidade ao belo trabalho de Doriel, mas, sobretudo, vai unificar ainda mais o partido aqui no estado para que a gente possa chegar fortalecido nas eleições de 2026”, disse.
O ministro reforçou o apoio à chapa majoritária que deve ser construída pelo PT e seus aliados no próximo ano.
“Independente de qualquer posição, nós dos Republicanos em Pernambuco estaremos ao lado e apoiando a reeleição do companheiro Humberto Costa para ser senador da República pelo Estado de Pernambuco. (…) Nós estaremos juntos com todas as forças do campo progressista trabalhando pela reeleição do presidente Lula e pelo apoio, se Deus quiser, à eleição do nosso futuro governador João Campos”, afirmou.
Silvio defende do legado de Lula
Ao longo de sua fala, Silvio Costa Filho ressaltou avanços econômicos e sociais do governo Lula. “É importante que a gente possa defender o legado do presidente Lula aqui no nosso estado. (…) Porque eu digo sempre, companheiro Edinho, que não é apenas o Lula do PT, mas é o Lula do povo brasileiro. (…) Em dois anos e meio, o Brasil mudou: o restabelecimento da nossa democracia, o crescimento da economia, o menor desemprego da história do país em 5,8%. (…) Mais uma vez o Brasil saiu do mapa da fome, tirando mais de 10 milhões de brasileiros da linha da pobreza”, destacou.
O ministro também prestou homenagem ao pai, o ex-deputado federal Silvio Costa, lembrando sua atuação em defesa da ex-presidenta Dilma Rousseff durante o processo de impeachment em 2016.
Com a declaração feita na posse de Carlos Veras, Silvio Costa Filho consolida o alinhamento de seu grupo político ao projeto de reeleição de Lula em 2026 e ao fortalecimento da pré-candidatura de João Campos ao Governo de Pernambuco.
Foto: Wesley D`Almeida
Veja também: