A pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (22) mostrou o prefeito do Recife, João Campos (PSB), na liderança da corrida para o governo de Pernambuco em 2026. O levantamento foi realizado antes da semana em que a governadora Raquel Lyra (PSD) enfrentou dificuldades políticas na Assembleia Legislativa, como a perda da disputa pela composição da CPI da Publicidade, que conseguiu reverter nesta quinta-feira (21), e a revelação de que um dos seus principais assessores foi o autor de uma denúncia contra a deputada Dani Portela (PSOL).
Segundo a Quaest, João Campos, que deverá deixar a Prefeitura do Recife em abril do próximo ano para disputar a eleição, tem 55% das intenções de voto, contra 24% da governadora Raquel Lyra, que deve tentar a reeleição. O ex-ministro do Turismo do governo Jair Bolsonaro Gilson Machado (PL) aparece com 6%, enquanto o vereador do Recife Eduardo Moura (Novo), testado pela primeira vez, tem 4%. Brancos e nulos somam 7%, e indecisos, 4%.
Raquel tem 51% de aprovação
Apesar de não liderar os cenários eleitorais, Raquel mantém aprovação estável. De acordo com o levantamento, a governadora tem 51% de aprovação e 45% de reprovação. Em fevereiro, os números eram de 51% e 44%, respectivamente, indicando estabilidade.
A pesquisa Quaest também questionou os entrevistados sobre se a governadora merece reeleição: 54% responderam que não, contra 43% que disseram que sim.
Metodologia da Quaest
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 13 e 17 de agosto, com 1.104 entrevistas presenciais em Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja também: