O bairro de Dois Carneiros, no Jaboatão dos Guararapes, recebeu a segunda edição do programa Conexão Cidadã, realizado no Espaço Cidadania, na rua Agogo. A iniciativa da prefeitura reuniu serviços gratuitos de saúde, segurança e bem-estar, com a participação de 2.600 pessoas. O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, e a primeira-dama Andrea Medeiros, que coordena o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), acompanharam a ação.
Serviços integrados para a população
Entre os atendimentos oferecidos, a população teve acesso a vacinação, consultas médicas, cortes de cabelo, orientação de higiene bucal, defensoria pública, cuidados veterinários e atividades físicas. De acordo com o prefeito Mano Medeiros, a iniciativa busca unir ações de cidadania com foco na proteção da população.
“O Conexão Cidadã tem o olhar voltado para a segurança das pessoas. Estamos sempre oferecendo orientação e melhorias nesse sentido. Além disso, temos uma gama de serviços, como corte de cabelo, vacinação, cuidados com os animais, higiene bucal, atendimento de defensoria pública, clínica geral e tantos outros. Sinto-me muito grato por ver a satisfação das pessoas”, afirmou.
Parceria com o Governo do Estado
A primeira-dama e coordenadora do PPS, Andrea Medeiros, ressaltou a integração das políticas públicas municipais com o Governo de Pernambuco.
“A gestão municipal sempre teve como foco o bem-estar das pessoas e o Conexão Cidadã é um bom exemplo disso. Juntos, Prefeitura do Jaboatão e Governo do Estado, estamos levando assistência e cuidado para a população. Como coordenadora do PPS, é muito importante conferir de perto essas ações e ouvir atentamente as pessoas, para priorizar os serviços que os jaboatonenses precisam”, destacou.
Prevenção à violência em Jaboatão
O evento também contou com atividades de prevenção. O Grupamento Maria da Penha promoveu uma roda de conversa sobre enfrentamento à violência doméstica. A inspetora Ana Lúcia de Jesus destacou o papel da patrulha.
“Nosso grupo presta atendimento 24 horas. Estamos em prontidão para servir as mulheres da cidade”, afirmou.
O Regimento de Cavalaria da Polícia Militar realizou passeios com cavalos para crianças, enquanto a Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães) apresentou cães adestrados. Também foi oferecido o cadastramento no programa Alerta Celular, ferramenta do Governo de Pernambuco para reduzir o mercado de aparelhos roubados. Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), a iniciativa já possibilitou a recuperação de mais de 13 mil celulares desde a criação do programa, em 2017.
Bem-estar e cuidados com animais
A população também participou de aulas funcionais orientadas por professores de educação física. Para os animais de estimação, foram disponibilizados atendimentos veterinários, vacinas e orientações de saúde.
A moradora Rosamaria Queiroz levou suas cadelas Pandora, Shakira e Chimarra e avaliou positivamente a ação. “É muito importante a prefeitura ter esse olhar para o cuidado animal. Só temos a agradecer”, disse.
Já a aposentada Ivanilda Delmiro aproveitou para participar das atividades esportivas e registrar o celular no Alerta Celular. “Fui bem atendida e, agora, estou com meu aparelho cadastrado num serviço importante de segurança”, afirmou.
Veja também:
Jaboatão inicia modernização da iluminação nas orlas de Piedade e Barra de Jangada