Pernambuco passou a contar, nesta segunda-feira (18), com 2.299 novos profissionais da Polícia Militar (PMPE). O grupo integra a etapa de Prática Operacional Supervisionada, em que os soldados aplicam, nas ruas, o aprendizado do curso de formação. Os primeiros 441 atuarão no Recife, enquanto 1.858 serão distribuídos nos demais municípios da Região Metropolitana.
Durante a solenidade realizada no Quartel do Comando-Geral da PMPE, no Recife, a governadora Raquel Lyra (PSD) destacou a importância da incorporação.
“Esses profissionais chegam para honrar a Polícia Militar e trazer mais segurança à população pernambucana, somando-se aos policiais que já estão na ativa e que, diariamente, se dedicam à proteção do nosso Estado. Tenho muita confiança de que esses homens e mulheres, que hoje iniciam a sua jornada, farão toda a diferença não apenas na confirmação da redução da criminalidade, mas também na melhoria da sensação de segurança em cada lugar de Pernambuco”, afirmou.
Formação de policiais militares
Os soldados concluíram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP/PM 2024), com 1.080 horas de aulas teóricas e práticas. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Ivanildo Torres, a atuação ocorrerá em duas fases.
“Na primeira fase, o policial atua no policiamento ostensivo a pé, sempre em dupla. Em um segundo momento, passa a integrar o policiamento em viaturas, adquirindo experiência nas duas modalidades. Dessa forma, ao final do estágio, estará preparado para desempenhar qualquer tipo de policiamento.”
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, acrescentou que o Estado deve ampliar ainda mais o efetivo. “Até agosto do próximo ano nós teremos milhares de novos profissionais reforçando a segurança pública, entre policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e policiais científicos”, afirmou.
Expectativa dos novos soldados
Entre os formandos está a soldado Thaisa Milena da Cruz Guimarães, de 28 anos, natural de Sergipe. Ela relatou o desejo de iniciar a prática operacional. “O desejo que todos nós tínhamos era de estar nas ruas vivendo de fato o serviço militar. Nosso sonho é servir à comunidade, proteger a sociedade e trabalhar pela segurança de todos”, declarou.
A chegada do novo efetivo integra o programa Juntos pela Segurança, estratégia do Governo de Pernambuco voltada ao enfrentamento da criminalidade.
Veja também: