O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita Pernambuco nesta semana para inaugurar a fábrica de hemoderivados da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), localizada em Goiana, na Zona da Mata Norte. O empreendimento foi iniciado pelo senador Humberto Costa (PT) durante sua gestão no Ministério da Saúde e é considerado um marco para a produção nacional de medicamentos estratégicos.
A unidade será responsável pela produção de seis tipos de medicamentos hemoderivados amplamente utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando milhões de pacientes em todas as regiões do país. Com a operação, o Brasil reduzirá a dependência de importações e ampliará a autonomia no fornecimento desses insumos essenciais.
“Essa é uma conquista estratégica para a soberania nacional em medicamentos. Pernambuco agora abriga uma indústria farmacêutica de alta tecnologia que vai transformar a realidade econômica e social da região”, afirmou o senador Humberto Costa.
Goiana como polo industrial e tecnológico
A escolha de Goiana para sediar a fábrica fez parte da estratégia do Governo Federal de descentralizar investimentos e estimular o desenvolvimento técnico-científico fora do eixo Sul-Sudeste. Tradicionalmente ligada à produção de cana-de-açúcar, a cidade agora se consolida como polo industrial e tecnológico, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.
Além da inauguração na Hemobrás, Lula também visitará Brasília Teimosa, bairro do Recife onde, em seu primeiro mandato, lançou o programa Fome Zero. No local, deve anunciar novos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ações voltadas a periferias, favelas e comunidades urbanas.
“Sem dúvida, será um momento importante. Fui um dos ministros que esteve com o presidente naquele evento em Brasília Teimosa, ainda no primeiro mandato. De lá para cá, o bairro avançou muito, principalmente por causa das políticas públicas criadas pelo governo Lula e nas nossas gestões municipais. Agora, o presidente vai retornar mais uma vez com muitos investimentos”, disse Humberto Costa.
Lula lança novas ações na área de saúde
Também está previsto o lançamento de novas iniciativas do programa Aqui Tem Especialidades. A ação envolve mutirões de atendimento e uso de unidades móveis de saúde para ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera no SUS, com foco em mais agilidade, eficiência e equidade no atendimento.
Veja também:
Presidente Lula autoriza licitação do novo Aeroporto de Caruaru; Pernambuco lança edital