Ponte que ligará Areias e Imbiribeira começa a sair do papel

João Campos

O início das obras da construção da ponte Areias-Imbiribeira, que vai cruzar o Rio Tejipió para interligar os dois bairros, agilizando o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes tiveram início nesta terça-feira (3).

A intervenção beneficiará motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público, numa extensão total de 2,3 quilômetros, incluindo a construção da ponte com 335 metros de comprimento e o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza, entre outras melhorias. A obra terá um investimento de R$ 91 milhões.

“Hoje realizamos um sonho que existe há mais de 40 anos. A ponte Júlia Santiago vai garantir que pessoas possam transitar de um lado ao outro do Rio Tejipió de forma muito mais rápida, o que também vai ajudar a desafogar um ponto crítico de trânsito da cidade. Essa obra histórica começa hoje e só para quando a ponte estiver pronta”, disse o prefeito João Campos.

Essa é a maior ponte a ser construída no Recife nos últimos 40 anos. A obra será executada pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e contemplará também implantação de ciclofaixa bidirecional, novos abrigos de ônibus, embutimento da rede de telecomunicações, melhoria na rede de drenagem e na iluminação pública, além da requalificação do pavimento.

Estudos que embasam o projeto mostram uma redução de 40% no tempo de deslocamento na região após a construção da ponte. Numa estimativa feita do tempo de uma viagem entre a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Conjunto Residencial Ignez Andreazza, por exemplo, a redução média da distância percorrida vai ser de 42%.

“Fazer parte da implantação de mais uma obra importante de infraestrutura é um privilégio. Apesar dos desafios, são muitas obras sendo feitas e mudando a vida das pessoas do Recife. Nesta, serão cerca de 500 postos de trabalhos gerados, hoje já são 100 trabalhadores empregados, a grande maioria da própria comunidade”, disse Marília Dantas, Secretária de Infraestrutura do Município.
Fotos: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife

O prazo de execução é de 36 meses. A primeira etapa é a instalação dos canteiros de obras, sendo o principal localizado no bairro de Areias. Em seguida, será feito o aterro para a colocação das estacas das fundações e, na sequência, a cravação das estacas, fundação, colocação das vigas e lajes de concreto. Após a conclusão da ponte, com a colocação dos encontros e rampas, será realizada a urbanização das vias.

O objetivo da intervenção é garantir a conectividade entre os corredores e a integração entre os diversos modos de transporte, melhorando a mobilidade urbana na região. Com 20,4 metros de largura, a ponte Areias-Imbiribeira terá quatro faixas de rolamento, duas faixas de passeio e ciclofaixa. As avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza serão alargadas para duas faixas de rolamento por sentido, com extensões de respectivamente 908m e 1060m, ganhando também paisagismo e urbanização.

A intervenção faz parte de um projeto macro de melhorias na mobilidade da região, que inclui também a implantação do binário na Avenida Jean Emile Favre, já iniciada, que também vai melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes. Cinco vias compõem o projeto do novo binário, entre elas as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A obra inclui corredor exclusivo de ônibus e nova ciclofaixa.

A ponte nomeada Júlia Santiago homenageia a primeira vereadora do Recife, eleita em 1947. Júlia, nascida em São Lourenço da Mata, trabalhou em uma fábrica têxtil, participou da fundação do Sindicato da Fiação e Tecelagem de Pernambuco e foi essencial na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Mais tarde, durante a Ditadura Militar, lutou ativamente em defesa da democracia.

Ponte Jaime Gusmão

A Prefeitura do Recife está também construindo a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entre os bairros da Iputinga e do Monteiro, que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A etapa principal da obra, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio Capibaribe, chegou a mais de 90% de conclusão e ficará pronta até o final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população.

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SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

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