O Recife obteve nota 9,94 no Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA) de 2024, divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A avaliação envolveu os 184 municípios do estado e mediu o nível de comprometimento com a alfabetização de crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede pública.
O município está entre os três que ultrapassaram 9,9 pontos, ao lado de Igarassu e Petrolina. No total, apenas 33 cidades (18%) alcançaram notas entre 9 e 10. Outras localidades, como Jaboatão dos Guararapes e Olinda, variaram entre 7 e 8,5. O índice é composto por sete eixos: Legislação, Colaboração, Formação, Material, Monitoramento, Valorização de Professores e Busca Ativa de Alunos.
Formação e monitoramento impulsionam resultado
De acordo com o TCE-PE, os municípios com melhores notas apresentaram avanços em áreas como formação docente, distribuição de material didático e monitoramento do processo de aprendizagem. No Recife, essas ações são executadas no âmbito do Programa Primeiras Letras, que atua com foco na alfabetização na idade certa.
A estratégia inclui capacitação contínua de professores, apoio técnico e financeiro às escolas, fornecimento de material complementar, além de um sistema de premiação para unidades com bom desempenho. As medidas também envolvem o fortalecimento da gestão escolar e ações de busca ativa para combater a evasão.