No Recife, Intervenção com geomanta chega a 65% na Lagoa Encantada

O prefeito do Recife, João Campos afirmou que obras cmo essa são feitas durante o ano inteiro e não apenas no inverno

Cerca de 50 moradores da Rua Empresário Ernesto Lundgren, na comunidade de Lagoa Encantada, Zona Sul do Recife, passam a contar com mais segurança. A Prefeitura do Recife está aplicando geomanta na encosta próxima à rua, técnica que utiliza um composto geotêxtil para estabilização de taludes. A obra integra a Ação Inverno 2025 e está 65% concluída, segundo balanço da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

Na manhã deste sábado (2), o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os serviços. “Essa é uma geomanta de 3 mil metros quadrados, que vai da casa 35 até a 105, e que já está com mais da metade concluída. Essa é um tipo de obra que fazemos o ano inteiro, não apenas no inverno, para proteger e dar segurança à população durante os momentos de chuvas mais intensas. No caso da geomanta, sua aplicação é instantânea e sua rápida execução e boa durabilidade a tornam uma opção mais viável em determinados casos”, explicou João.

Como funciona a geomanta

Na Rua Empresário Ernesto Lundgren, estão sendo aplicados 3,1 mil m² do material para proteger dez imóveis: números 105, 95A, 95, 85, 75, 65, 55A, 55, 45 e 35. A geomanta é composta por PVC, possui proteção UVA e UVB, elevada resistência à tração e vida útil estimada em cinco anos — período que pode ser ampliado conforme a manutenção.

Entre as vantagens destacadas estão a impermeabilidade, flexibilidade, rápida aplicação, menor custo em comparação a obras estruturadoras e adaptação ao relevo irregular. O objetivo principal é impedir infiltrações e deslizamentos.

Impacto direto na vida dos moradores

A cuidadora Deisiane Maria da Silva, 37 anos, que mora na região com o esposo e o filho de 10 anos, comentou a mudança que a intervenção traz para as famílias. “Com certeza vai trazer muita segurança para a gente, que em tempo de chuva tínhamos que sair para dormir na casa de parente, por conta do risco de deslize. Tanto é que a tia do meu esposo, que mora aqui do lado, já perdeu a metade da cozinha, e para a gente tá sendo um alívio muito grande. Graças a Deus o prefeito entrou para melhorar”, disse.

Investimento histórico em prevenção no Recife

Desde 2021, a Prefeitura do Recife aplicou mais de 85 mil m² de geomanta em áreas de risco. Em 2025, outros 25 pontos devem ser contemplados, totalizando cerca de 15 mil m² adicionais.

A Ação Inverno 2025 prevê um investimento de R$ 322,9 milhões em recursos municipais, considerado o maior já destinado a obras de prevenção na cidade. O pacote inclui ações como contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas por chuvas, intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios na Imbiribeira e mitigação de alagamentos.

Segundo dados do IBGE e relatórios da Defesa Civil, o Recife conta atualmente com cerca de 4,5 mil áreas de risco mapeadas, sendo prioridade de investimento para a gestão municipal.

Veja também:

Recife investe R$ 967 mil em contenção no Brejo da Guabiraba

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp