Festival movimenta Buíque com ocupação da rede hoteleira acima de 90%

Raquel Lyra participa do segundo fim de semana do evento, que reúne mais de 100 ações culturais gratuitas até domingo (3) em Buíque Foto Hesíodo Góes_Secom 3

Com taxa de ocupação hoteleira superior a 90%, segundo a Secretaria de Turismo e Lazer, o Festival Pernambuco Meu País chega ao segundo fim de semana em Buíque, no Agreste Meridional, reunindo programação gratuita com mais de 100 ações de arte e tradições populares. A governadora Raquel Lyra prestigiou, nesta sexta-feira (1º), as apresentações no Pátio de Eventos e outros polos espalhados pelo município e pelo Vale do Catimbau.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe, realizadoras do evento, o festival promove um calendário cultural complementar ao período pós-São João, incentivando o turismo, a economia local e a valorização da cultura pernambucana.

Cultura, turismo e economia em rede

“O Festival Pernambuco Meu País veio para suprir uma lacuna que tínhamos no calendário cultural do Estado após o término do São João. Conseguimos lotar a rede hoteleira, os bares, restaurantes, movimentando o turismo e a economia em diversos municípios da região. E Buíque tem um clima único, já atrai turistas para o Vale do Catimbau, mas este final de semana, em especial, está recebendo artistas e apresentações culturais que mostram a potência da cultura pernambucana”, afirmou a governadora Raquel Lyra ao caminhar pelo público que acompanhava os shows.

Estudo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PE) aponta que eventos culturais geram aumento de até 40% na receita de estabelecimentos do setor de hospedagem durante fins de semana prolongados.

Com 88% das contratações realizadas via edital público e mais de 90% dos artistas vindos de Pernambuco, o festival reafirma seu papel como política pública de incentivo à economia criativa. Entre os destaques do palco principal na sexta-feira (1º) estiveram Antúlio Madureira, Banda de Pau e Corda, Mano Walter e Roberta Miranda.

Buíque recebe turistas

O secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba, destacou a importância do festival para atrair visitantes. “Praticamente 100% da rede hoteleira está ocupada, então o festival chega para impulsionar ainda mais o nosso turismo. Com as grandes atrações, nomes da cultura pernambucana, da nossa raiz, atraindo públicos de diversos municípios, nós movimentamos não só a economia de Buíque, que recebe o festival, mas também das cidades vizinhas. Então é um evento que integra toda uma cadeia, levando alegria e orgulho para nosso povo”, avaliou.

A prefeitura estima público de cerca de 60 mil pessoas ao longo do final de semana, beneficiando setores como alimentação, transporte e comércio local. “É com grande satisfação que recebemos o Festival Pernambuco Meu País em Buíque. Esse evento gera para os buiquenses motivo de renda, emprego e de melhoria de vida. E é por isso que eu quero agradecer à governadora e a toda essa equipe, por prestigiar nosso município”, declarou o prefeito Túlio Monteiro.

Programação diversificada

A programação contempla linguagens como música, teatro, dança, audiovisual, artes visuais, gastronomia, literatura, moda, circo e culturas populares, distribuídas em mais de 15 polos culturais. Neste sábado (2), o palco recebe Silva, Luedji Luna, Rogéria Dera, Sofia Freire e o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda. No domingo (3), sobem ao palco Barbarize, Jéssica Caitano, Hungria e Xamã, além do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.

Segundo dados da Secult-PE, festivais realizados pelo Estado movimentaram mais de R$ 50 milhões na economia pernambucana em 2024, considerando hospedagem, alimentação e serviços associados.

Segurança reforçados

Além das apresentações culturais, o festival oferece serviços públicos por meio do Rede PE, com ações do Funcultura, Detran, Secretaria da Mulher, AGE, SEDEPE e Secretaria de Desenvolvimento Agrário, aproximando a população das políticas públicas estaduais. “O Festival promove um ciclo virtuoso muito importante, porque beneficia a várias categorias diferentes do setor produtivo. A gestão estadual dá um show, mostrando a vocação de Pernambuco para todo o Brasil”, declarou o deputado estadual Jarbas Filho.

Para garantir a segurança, o evento conta com 343 profissionais das forças de segurança estaduais. A Polícia Militar reforçou o efetivo para atuação em todos os polos, enquanto o Corpo de Bombeiros mantém equipes de prevenção e atendimento emergencial. A Polícia Civil funciona em regime de plantão, e a Operação Lei Seca reforça as ações educativas e de fiscalização.

Foto: Hesíodo Góes/Secom

Veja também:

Raquel Lyra abre Festival Pernambuco Meu País com foco na descentralização cultural

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp