O Cabo de Santo Agostinho sediará, no dia 8 de agosto, o seminário internacional “Criando Pontes entre o HUB Pernambuco e o HUB Mundo”, parte da programação que celebra 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e países da Europa Central e os nove anos de atuação do Consulado Honorário da Eslovênia no Recife. O encontro será no Centro de Formação de Professores, reunindo empresários, representantes consulares, especialistas em comércio exterior, acadêmicos e autoridades locais.
A agenda terá início no próximo dia 21 de julho, com programação no Recife. A capital pernambucana receberá a exposição “esLOVEnia e seus encantos culturais” na Biblioteca Pública Estadual, além de seminários voltados ao público acadêmico e ao setor produtivo. No dia 31 de julho, será realizado um jantar comemorativo, que marcará a data nacional da Eslovênia e os dois séculos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Europa Central.
Seminário no Cabo amplia diálogo internacional
O cônsul honorário da Eslovênia em Pernambuco, Rainier Michael, destacou o interesse em trocar experiências e cases de sucesso em internacionalização, incluindo exemplos da Europa Central e do próprio Cabo, que abriga um dos principais polos logísticos de exportação do Nordeste. “Temos grande interesse na troca de cases de sucesso de internacionalização, não só da Eslovênia, mas da Europa Central e também do Cabo, que é um importante hub de logística de exportação de Pernambuco e do Nordeste”, ressaltou Rainier.
O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, reforçou que o município tem vocação histórica para relações internacionais. “O Cabo é uma cidade que tem, em sua natureza, uma grande capacidade de diálogo e interlocução com os mais variados perfis de cidades, dentro e fora do Brasil. Essa será uma oportunidade ímpar de estreitar laços e ampliar relações comerciais e administrativas que trarão frutos positivos para os cabenses”, destacou Lula Cabral.
HUB, no contexto do evento, refere-se a um centro estratégico de distribuição e conexão de negócios, que facilita a movimentação de produtos e serviços para diferentes mercados.
Segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Pernambuco exportou cerca de US$ 1,3 bilhão em 2024, com destaque para produtos químicos, derivados de petróleo e alimentos processados. O fortalecimento de parcerias com países da Europa Central pode ampliar a presença do estado no comércio exterior, impulsionando cadeias produtivas locais e atraindo novos investimentos.
Foto: Pedro Batista/Divulgação
Veja também:
Lula Cabral fecha acordo para ensino de francês nas escolas do Cabo