A governadora Raquel Lyra comanda nesta segunda-feira à noite a filiação da primeira-dama de Jaboatão dos Guararapes, Andrea Medeiros, ao PSD. Ela é pré-candidata a deputada estadual e o ato é carregado de significados. O primeiro deles é a importância que ela dá ao segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco. Jaboatão, com os seus 481 mil eleitores, puxará a campanha da governadora no Grande Recife, região em que o seu principal adversário, o prefeito João Campos, tem muita força por irradiar para outros municípios os efeitos positivos da sua gestão no Recife.
Além disso, Raquel faz um gesto com o prefeito Mano Medeiros, que é muito bem avaliado. Ela sempre teve uma ótima relação com ele, que ainda está no PL, mas deve seguir a esposa no futuro, se filiando no PSD. Há sinais de que Mano está desconfortável no PL. Na disputa pela reeleição, tocou a maior parte da campanha com a primeira-dama. Recebeu ajuda do concunhado, o deputado federal André Ferreira, mas a foi com Andréa, em cima de carro aberto que tocou a campanha.
Além disso, o gestor foi esquecido nas inserções partidárias do PL. É lógico que a legenda queria potencializar os seus candidatos em 2026, mas Mano Medeiros é um dos dois prefeitos da sigla e comanda, como foi dito, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. Merecia algumas inserções, até para mostrar os quadros do partido…
Andrea como puxadora de votos
Por fim, Andrea Medeiros chega ao PSD como cotada para ser uma das puxadoras de votos da legenda. Querida em Jaboatão, ela tem potencial para sair quase eleita do município. Em 2018, por exemplo, a Delegada Gleide Ângelo saiu das urnas com 66.779. Foi um resultado atípico que na eleição passada obteve apenas 18.653. De toda forma, mostra o potencial que o município tem para os candidatos da terra.
A partir da filiação desta segunda, Andrea ganha vida própria. Poderá caminhar se colocando como pré-candidata à Assembleia Legislativa, uma Casa que tem complicado a vida da governadora. Por outro lado, ao antecipar a filiação também vai virar alvo de ataques de eventuais adversários. De toda forma, é um movimento importante, num município essencial para a campanha à reeleição de Raquel Lyra, que é dirigido por um prefeito que conquistou seu espaço na política, e que será um importante eleitor em 2026.
Veja também:
Primeira-dama de Jaboatão, Andrea Medeiros se filia ao PSD na segunda (7)