No encerramento do festival Cinéma Paradiso Louvre, neste sábado (5), a Prefeitura do Recife promoveu uma ação cultural em Paris com apresentação da Orquestra Popular do Recife, do grupo Guerreiros do Passo e dos cantores Almério e Flaira Ferro. O evento marcou a estreia em circuito aberto do filme O Agente Secreto, do diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, diante de uma plateia de 2,5 mil pessoas. Os ingressos estavam esgotados com antecedência de duas semanas.
A apresentação cultural antecedeu a exibição do filme e começou com uma clarinada da Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo. O cortejo com músicos e dançarinos percorreu o público reunido diante do Museu do Louvre, ao som de composições como Três da Tarde (Lídio Francisco e Lídio Macacão), Relembrando o Norte (Severino Araújo) e Vassourinhas (Joana Batista e Matias da Rocha).
O grupo Guerreiros do Passo apresentou passos tradicionais do frevo, enquanto Almério e Flaira Ferro interpretaram canções do repertório popular como Frevo Mulher (Zé Ramalho), Voltei Recife (Luiz Bandeira), Pagode Russo (Luiz Gonzaga) e Bom Demais (J. Michiles). A apresentação terminou com Ciranda de Maluco, de Otto. O público também recebeu sombrinhas de frevo e leques bilíngues com os dizeres “Luz, Câmera, Frevo” e “Recife, a cidade do Agente Secreto”.
A presença do Recife no cinema mundial
A capital pernambucana tem trajetória ligada ao cinema desde o Ciclo do Recife, movimento cinematográfico da década de 1920. A cidade também foi referência na retomada da produção audiovisual nos anos 1990 e mantém presença internacional com obras como as de Kleber Mendonça Filho. O diretor se reuniu com o prefeito João Campos após sua passagem pelo Festival de Cannes, onde O Agente Secreto recebeu os prêmios de melhor direção e melhor ator, para Wagner Moura.
A organização da ação em Paris contou com articulação do prefeito João Campos, que tratou diretamente do evento com o cônsul francês no Recife, Serge Gas, e com o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, ambos presentes no festival.
Veja também:
O Agente Secreto ganha melhor direção e melhor ator em Cannes