A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (4), o segundo embarque internacional de 2025 pelo Programa Recife no Mundo. Ao todo, 35 estudantes e 10 professores da Rede Municipal de Ensino seguiram para os Estados Unidos, onde participarão de intercâmbios acadêmicos e culturais em instituições de ensino superior.
De acordo com a Secretaria de Educação, os estudantes terão como destino a Iona University, localizada em New Rochelle, na região metropolitana de Nova Iorque. No local, participarão de um summer camp com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa, vivências acadêmicas e atividades de imersão cultural. A programação também inclui visitas a pontos turísticos de Nova Iorque.
Já os professores embarcaram para a Southern Illinois University, em Carbondale, onde participarão de ações voltadas ao desenvolvimento profissional. A agenda inclui atividades de inovação pedagógica, práticas de ensino e aprimoramento do inglês, com ênfase na troca de experiências sobre metodologias educacionais.
Segundo embarque do Recife no Mundo
“Esse é o segundo embarque do Recife no Mundo deste ano. Um programa da Prefeitura do Recife que se tornou referência em política pública, porque valoriza a educação e dá oportunidades reais de transformação. Um dia muito especial para esses 35 alunos e para os 10 professores que vão com eles no intercâmbio pra aperfeiçoar o inglês, participar de vivências acadêmicas em universidades norte-americanas e imersões culturais”, afirmou o vice-prefeito Victor Marques, que acompanhou o grupo no Aeroporto Internacional dos Guararapes.
Estudante da Escola Doutor Rodolfo Aureliano, na Várzea, Nauhan Nascimento Assunção, de 14 anos, comentou a expectativa para a experiência:
“Foi um caminho árduo, tive que estudar bastante, mas valeu a pena. Eu espero viver experiências incríveis nessa viagem, aprender muitas coisas e vivenciar uma nova cultura”.
Maria da Conceição, mãe da aluna Allana Gabrielly Oliveira, da Escola São Cristóvão, na Guabiraba, falou sobre a conquista da filha:
“É muito gratificante essa oportunidade que a Prefeitura está dando com o Programa Recife no Mundo, que incentiva os alunos a estudarem e se esforçarem mais”.
Os estudantes estarão acompanhados por monitores da Secretaria de Educação, equipe da agência responsável pela operação do intercâmbio e supervisores, com o objetivo de garantir suporte, segurança e bem-estar ao longo da estadia.
O Programa Recife no Mundo prevê, ao longo de 2025, o envio de 100 estudantes e 10 professores para experiências no exterior, com destinos que incluem Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. A iniciativa integra a política educacional do município voltada para a valorização da rede pública e promoção de oportunidades formativas internacionais.
Veja também:
Prefeitura do Recife embarca primeiros intercambistas do Programa Recife no Mundo