Governo amplia Procape com 138 novos leitos e investimento de R$ 36,9 milhões

Raquel afirma que dentro de um ano estará inaugurando a nova ala do Procape Foto Yacy RibeiroSecom (3)

A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (3), a ordem de serviço para a construção de um novo prédio no Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco Professor Luiz Tavares (Procape-UPE), no Recife. A obra, que estava paralisada há 14 anos, vai ampliar em 54% a capacidade da unidade hospitalar, com a criação de 138 novos leitos, sendo 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 88 de enfermaria. O investimento total será de R$ 36,9 milhões.

O Procape integra o complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, o hospital dispõe de 254 leitos ativos e atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desde o início do nosso governo temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para que se realize. A ordem de serviço foi assinada e as obras começam hoje mesmo. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, declarou a governadora Raquel Lyra.

Procape tem foco na assistência cardiológica

A nova estrutura permitirá o aumento da capacidade de atendimento em internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade para adultos e crianças com doenças cardíacas. Segundo a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, a ampliação impacta diretamente o tempo de regulação de pacientes.

“Os pacientes que têm uma indicação de UTI poderão ser rapidamente regulados, porque vai aumentar a oferta no Procape. Então, temos uma melhora de forma geral, não somente para a população, mas também para os servidores e profissionais de saúde, que vão trabalhar em melhores condições”, afirmou a secretária.

Ensino e pesquisa serão fortalecidos

Além do impacto assistencial, a expansão vai contribuir para a formação acadêmica nas áreas da saúde. A estrutura será utilizada por estudantes e profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e afins.

“Esse é um momento extremamente importante para a Universidade de Pernambuco, especialmente para o nosso complexo hospitalar”, destacou a reitora da UPE, Socorro Cavalcanti.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, destacou a relevância do investimento.

“Trata-se de um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, afirmou.

Obras integram metas prioritárias

O gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, afirmou que a retomada da obra atende a uma expectativa antiga da equipe e dos usuários do hospital.

“Essa ampliação representa muito para todos nós. Após 14 anos com as obras paralisadas, tomamos conhecimento que o Governo do Estado havia incluído o Procape nos seus planos de metas prioritárias, o que nos deu um alívio muito grande”, relatou.

Durante a solenidade, a governadora foi homenageada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados à unidade.

Também participaram da cerimônia as diretoras do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Izabel Avelar; do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), Benita Spinelli; e o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti.

Veja também:

Governo Raquel entrega 3 novos veículos à Central de Transplantes do Estado

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp