A edição 2025 do São João de Jaboatão dos Guararapes foi realizada entre os dias 20 e 29 de junho e mobilizou diretamente cerca de 150 mil pessoas em dez polos de festa distribuídos pelo município. A estimativa da Prefeitura é de que o evento tenha gerado aproximadamente R$ 11 milhões em movimentação econômica, além da criação de cerca de 3 mil empregos temporários.
Os polos com maior público foram o Parque da Cidade, em Prazeres, e o Polo Jaboatão (antigo SENAI), responsáveis também pelo impacto indireto estimado em 300 mil pessoas. A estrutura descentralizada permitiu que moradores de diferentes regiões tivessem acesso às atrações sem necessidade de longos deslocamentos.
A programação teve 17 dias de atividades, incluindo apresentações artísticas e o festival de quadrilhas. Do total de mais de 250 contratações artísticas, cerca de 85% foram de artistas do próprio município. Também foram registrados mais de 200 apoios comunitários.
Geração de renda e inclusão produtiva
O São João impulsionou cadeias produtivas ligadas à alimentação, cultura e serviços. Participaram trabalhadores de áreas como segurança privada, montagem de palco e som, iluminação, além de empreendedores da Economia Solidária e do programa Mulher Empreendedora.
De acordo com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, “este São João de 2025 marcou um novo momento para essa festa tão tradicional da nossa região. Fortalecemos um período do ano que celebra a riqueza cultural do nosso povo e ficou claro que os jaboatonenses têm muito apreço pelo São João. Além disso, a programação reforçou a importância da festa para a geração de emprego e renda de dezenas de profissionais e empreendedores”, afirmou.
Dados consolidados do São João 2025 de Jaboatão dos Guararapes:
- 10 polos de festa
- 17 dias de programação (incluindo festival de quadrilhas)
- Mais de 200 apoios comunitários
- Mais de 250 apresentações, com 85% de artistas locais
- 150 mil pessoas impactadas diretamente
- 300 mil pessoas impactadas indiretamente
- R$ 11 milhões em circulação na economia local
- Cerca de 3 mil empregos temporários
Veja também:
Mano e Andrea Medeiros prestigiam polo junino de Cavaleiro no Jaboatão