A Prefeitura do Recife concluiu obras de requalificação urbana e social na comunidade de Beirinha, no bairro de Areias, por meio do programa Mais Vida, do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB). Com investimento de R$ 172,2 mil, o projeto beneficiou diretamente cerca de 250 famílias, criando espaços de convivência, promovendo acessibilidade e integrando elementos naturais da região, como o manguezal, aos novos ambientes.
As intervenções incluíram a instalação de mobiliário urbano, brinquedos, equipamentos de ginástica, sinalização e ações de paisagismo. Também foram instalados 132 metros de passeio público e 30 metros de corrimão, com melhorias nos acessos às residências próximas à praça revitalizada.
A requalificação foi desenvolvida com participação de moradores, por meio de escutas e atividades de cocriação com crianças e adultos. Foram implantados jarros de concreto, floreiras, mesas, bancos, varais de ferro e uma área de exercícios com equipamentos de calistenia e alongamento.
Calistenia é um tipo de exercício físico que utiliza o peso do próprio corpo para fortalecer a musculatura, sem necessidade de equipamentos de academia.
Na área infantil, foram instalados balanços, escorregadores e jogos interativos. A “Rua do Brincar” foi criada com o objetivo de estimular o uso do espaço público pelas crianças. Também foi implantada uma livroteca para incentivo à leitura.
Com apoio da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU), foi criada uma horta na Creche-Escola Mulheres de Beirinha, onde são cultivadas leguminosas e verduras utilizadas na alimentação das crianças. O paisagismo foi reforçado com o plantio de 180 mudas ornamentais e 15 árvores.
Arte urbana fortalece identidade local
A comunidade também recebeu 25 painéis de arte urbana criados por artistas locais, como Almir Pedro e Luciano Ferreira, além de jovens moradores orientados pelo artista Luiz Amorim. As obras integram o programa Colorindo o Recife, também do GIURB, voltado à valorização de espaços públicos por meio da arte.
“Com diálogo, com capacidade de transformar, com obra e, principalmente, trazendo o que as pessoas esperam, que é uma cidade melhor nos quatro cantos, seja nas obras pequenas ou maiores, dá pra fazer a diferença no dia a dia”, afirmou o prefeito do Recife, João Campos, durante visita ao local no sábado (24).
Moradora da comunidade, a técnica de enfermagem Fabíola Azevedo, de 33 anos, destacou o impacto do projeto: “Achei muito importante. Meu menino gosta muito de ficar por aqui, jogando bola, então vai ser muito legal não só para ele, mas para as outras crianças, estimulando elas a sair um pouco do celular, da internet, se distrair.”
Programa Mais Vida, do Recife, já alcançou 56 comunidades
Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública de enfrentamento à desigualdade socioespacial no Recife. Executado com a participação dos moradores, já beneficiou mais de 54 mil pessoas em 56 comunidades, em parceria com a Tintas Coral.
Veja também:
Recife executa obras de R$ 3 milhões para conter encostas na Zona Norte