A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve neste domingo (18) no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) para acompanhar o monitoramento das ações emergenciais diante das chuvas que atingem o Estado, com foco na Região Metropolitana do Recife (RMR) e na Zona da Mata. Ao lado da vice-governadora Priscila Krause, a gestora acompanhou o andamento das iniciativas voltadas ao apoio da população, considerando a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) de chuvas com intensidade moderada a forte até a terça-feira (21).
Do Palácio do Campo das Princesas, a governadora e a vice também conduziram uma reunião virtual com secretários estaduais e presidentes de órgãos para alinhar medidas de enfrentamento.
“Estamos em mais um dia de acompanhamento das movimentações de massas e chuvas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste. Priscila Krause já vem desde o primeiro momento trabalhando junto aos municípios, com as nossas forças operacionais da Compesa, Corpo dos Bombeiros e Defesa Civil para atuar na prevenção e cuidar dos que mais precisam. Estamos acompanhando cada nova atualização de perto, em alerta para cuidar de todos os pernambucanos”, afirmou Raquel Lyra.
Prevenção e apoio aos municípios
A vice-governadora reforçou o trabalho integrado com as gestões municipais. “O Governo de Pernambuco fez uma articulação antecipada com os municípios e diversos órgãos. Um mês atrás nós tivemos o início da operação de integração para a quadra chuvosa, para o inverno e então aceleramos algumas etapas e nos antecipamos na articulação da equipe do Governo do Estado junto às prefeituras”, disse Priscila Krause.
Nesta semana, uma das ações intensificadas será a limpeza do Canal Beberibe, na RMR, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em apoio à Prefeitura de Olinda. A Defesa Civil do Estado permanece em prontidão.
“Continuamos em um intenso acompanhamento e monitoramento dos efeitos das chuvas em Pernambuco. O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil continua mobilizado integralmente com órgãos de todas as secretarias e agências do estado. Todo o aparato do Governo do Estado está mantido até que o risco cesse completamente”, declarou o secretário executivo Coronel Clóvis Ramalho.

Previsão aponta chuvas intensas
Durante a reunião, a diretora-presidente da Apac, Suzana Montenegro, apresentou o cenário esperado para os próximos dias. “A atualização da previsão do tempo da Apac indica uma intensificação das chuvas na Zona da Mata Sul, no Agreste e na Região Metropolitana do Recife, a partir da noite deste domingo e pela madrugada. A tendência é que essas chuvas se mantenham na categoria de moderada a forte durante a segunda-feira”, informou.
Obras estruturais avançam no Estado
Entre as obras estruturadoras em andamento para reduzir os impactos das chuvas, está a conclusão do sistema de drenagem do Canal do Fragoso, em Olinda. A obra, iniciada há mais de 10 anos, contava com apenas um contrato ativo no início de 2023. Atualmente, são seis contratos em execução, com entrega prevista até junho de 2026.
Em Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Jardim Monte Verde, as obras de contenção de encostas receberam um investimento de R$ 51,8 milhões e já alcançaram mais de 30% de avanço. As intervenções beneficiarão diretamente cerca de 5 mil moradores.
Também integram o Sistema de Controle de Enchentes as barragens de Panelas II e Gatos, com mais de R$ 500 milhões em investimentos. As obras visam beneficiar milhares de famílias que vivem em áreas historicamente atingidas pelas chuvas. As barragens de Igarapeba, Barra de Guabiraba e Engenho Pereira, no rio Jaboatão, estão em fase de licitação.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom
Veja também:
Governo reforça prevenção a chuvas com prefeitos da RMR e Mata Sul