Municípios entram em estado de atenção após fortes chuvas

Em Camaragibe, o prefeito Diego Cabral cancelos as festividades pelo aniversário da cidade por causa das chuvas

As chuvas que caíram durante a tarde e a noite, levou os municípios da Região Metropolitana a entrarem em estado de atenção. Em três horas, Recife registrou 90mm de chuvas, o equivalente a quase um terço da média histórica de maio, que é de 286mm. Com o volume acumulado em curto período, a Prefeitura do Recife decretou estágio de atenção às 19h30 da quarta-feira (14). A medida reflete impactos perceptíveis na rotina urbana, como alagamentos e congestionamentos. Em abril, o volume total de chuvas havia sido de 78mm.

O Centro de Operações do Recife (COP) informou que, desde a meia-noite, a Defesa Civil recebeu 49 chamados, com solicitações de vistorias e colocação de lonas plásticas. O pico da maré foi registrado às 17h02, com 2,13 metros. O abrigo do CSU Bidu Krause foi ativado e outros três estão de prontidão. O atendimento da Defesa Civil está disponível 24 horas por meio dos telefones 0800-0813400 e 3036-4873 ou pelo aplicativo Conecta Recife.

Ações de prevenção por causa das chuvas

No município de Jaboatão dos Guararapes, também em estado de atenção, foram registrados 80mm de chuvas nas últimas 24 horas. A Defesa Civil local atendeu cinco ocorrências: quatro vistorias em áreas de barreiras nos bairros de Zumbi do Pacheco (03) e Jardim Jordão (01), além de uma solicitação de orientação. Não houve registro de vítimas. O atendimento emergencial pode ser acionado pelo WhatsApp (81) 99195-6655 ou pelo número 0800-281-2099, com funcionamento ininterrupto.

Em Camaragibe, a Prefeitura cancelou os shows previstos para a noite da quarta-feira (14) na Praça de Eventos. A decisão foi tomada pelo gabinete de gerenciamento de crise após alerta meteorológico emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que apontou chuvas de intensidade moderada a forte na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata.

O cancelamento foi acordado com as produções dos artistas Pablo, Banda D’Johnsons’s e Hugo Álvares, programados para a comemoração dos 43 anos de emancipação do município. Segundo o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, “não faz nenhum sentido comemorar enquanto muitas famílias estão apreensivas com as fortes chuvas”. Ele percorre a cidade junto com o secretário-executivo de Defesa Civil, Levi Félix, e o secretário de Segurança Pública, coronel Rossini, para avaliar os impactos das chuvas nas áreas de risco.

Pacote de investimentos estruturais em Recife

A Prefeitura do Recife anunciou o maior investimento da história para minimizar os efeitos das chuvas em 2025. O valor de R$ 322,9 milhões será aplicado em obras estruturadoras, como intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades vulneráveis e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Veja também:

Chuvas no Grande Recife provocam 6 mortes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp