Mil fatias de bolo foram distribuídas ao público nesta terça-feira (13), durante as comemorações pelos 43 anos de emancipação de Camaragibe, no Grande Recife. A celebração ocorreu na Praça de Eventos e contou com uma missa em ação de graças, exposição fotográfica e participação de autoridades municipais e estaduais.
A missa foi consagrada à Nossa Senhora de Fátima e celebrada pelo Padre Damião Silva, com concelebração dos padres Gimesson Silva, Isaías Alfredo e Anthony Prattipati. Após a cerimônia, Padre Damião conduziu uma apresentação com mensagens de fé e bênçãos para a cidade.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, entregou simbolicamente o primeiro pedaço do bolo à população, representada por Dona Fátima, aniversariante do dia e integrante do projeto social Amigo 10, identificada como “a que mais dança” no grupo.
Segundo Cabral, esta é a primeira vez que o município realiza uma semana de comemorações com planejamento articulado entre as secretarias, sob coordenação da Fundação de Cultura de Camaragibe.
Serviços integrados em Camaragibe
A estrutura do evento contou com apoio logístico e de segurança pública. De acordo com o prefeito, seis linhas de ônibus foram ampliadas em parceria com o Governo do Estado. Também foi empregado um efetivo de mais de 700 agentes, com reforço no videomonitoramento e no uso de rádios integrados entre Polícia Militar, Polícia Civil e o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS).
“Planejamos tudo com muito cuidado para que cada camaragibense se sinta incluído e tenha orgulho da cidade. Todos os serviços das secretarias estão presentes, e será assim até o domingo (18)”, afirmou Diego Cabral.
Entre os presentes estavam a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), a ex-prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, e o deputado estadual João de Nadegi (PV), além da vice-prefeita, Comandante Débora, secretários municipais e vereadores.
Exposição fotográfica resgata memória da cidade
A programação do dia também incluiu a abertura da exposição “Memórias da Vila”, às 17h, na Galeria Vila, localizada na Vila da Fábrica. A mostra reúne imagens do final do século 19 e início do século 20, com registros da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e do pesquisador Seu Borba.
As fotografias estão organizadas em quatro temas: a fábrica, a vila, o sagrado e o profano, e águas da vila — com referências a açudes, barragens e represas. Os textos que acompanham o material foram escritos por Rubemar Araújo, pesquisador da história local. A exposição pode ser visitada até 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
“Conhecer a história de quem veio antes é fundamental para nosso desenvolvimento e a construção do futuro”, afirmou a presidente da Fundação de Cultura, Rosa Santana.
Programação de shows segue até o domingo (18)
Os festejos seguem com apresentações musicais gratuitas na Praça de Eventos. Confira a programação:
Quarta-feira (14/05)
- 20h30: Hugo Álvares
- 22h: D’Johnsons’s
- 0h: Pablo
Quinta-feira (15/05)
- 20h30: Eduardo Dantas
- 22h: PV Calado
- 0h: Xand Avião
Sexta-feira (16/05)
- 20h: Forró de Nós da Terra
- 21h: Maciel Melo
- 23h: Limão com Mel
- 0h: Raí Saia Rodada
Sábado (17/05)
- 20h30: Alan Salvador
- 22h: Voadores do Forró
- 0h: Rafaela Santos
Domingo (18/05) – Programação infantil
- 16h: Banda Pegada Kids
- 18h: Tio Bruninho
Veja também: