A decisão do Governo de Pernambuco de instalar a nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar em Camaragibe, anunciada junto ao investimento de R$ 62 milhões na construção da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço da Mata, provocou forte reação do prefeito do município, Vinicius Labanca (PSB), e do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB).
Segundo o Governo, a nova academia vai “fortalecer a formação e capacitação das forças de segurança do Estado”, enquanto a cidade continuará abrigando a 1ª Companhia do 20º BPM. A mudança de batalhão para companhia do equipamento em São Lourenço foi classificada como um equívoco por lideranças políticas locais.
Labanca diz não ter sido informado
O prefeito Labanca afirmou que não foi informado previamente sobre a obra ou sobre a retirada da unidade operacional da PM. “Eu sequer fui comunicado, nem sei onde será (a academia) e também não sei em que beneficiará ou diminuirá a violência que assola a nossa cidade”, afirmou Labanca, em vídeo publicado nas redes sociais.
Labanca informou que irá recorrer a instrumentos jurídicos para tentar impedir a mudança. “Vamos usar todos os meios que a gente puder para que esse batalhão não saia. Até porque mandato dura pouco e tem tempo de validade”, disse, numa referência à governadora Raquel Lyra. O prefeito anunciou que serão movidas uma ação popular e uma ação pública, argumentando que a cidade, com mais de 117 mil habitantes, precisa da estrutura do batalhão para enfrentar os problemas de segurança pública.
“Não se trata de ser contra Camaragibe. A gente só não quer perder o nosso batalhão. O que está em jogo é a segurança da população”, declarou.
Alepe terá audiência pública
Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Rodrigo Farias, aliado do prefeito Labanca, também se posicionou contra a transferência. Para ele, a medida não é justificada e prejudica a segurança de São Lourenço da Mata em um momento estratégico para o município. “Estamos falando de uma cidade que em breve vai sediar jogos da Copa do Mundo Feminina na Arena de Pernambuco”, disse.

O parlamentar afirmou que irá propor uma audiência pública na Alepe para debater o tema e buscar explicações do Governo. “Vamos ouvir a população e discutir soluções para que São Lourenço continue contando com uma estrutura adequada de segurança pública”, declarou.
Governo mantém decisão
Apesar da reação, o Governo de Pernambuco manteve a decisão de transferir a sede do batalhão para Camaragibe e destacou que São Lourenço da Mata continuará recebendo efetivo da Polícia Militar por meio da 1ª Companhia. A nova sede da Acides, que será erguida no município, terá capacidade para até três mil usuários e abrangerá diferentes forças de segurança – Polícia Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros.
A obra integra o programa Juntos Pela Segurança e tem previsão de conclusão em 18 meses, após a assinatura da ordem de serviço. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o novo centro de formação “amplia a presença diária de profissionais da segurança na cidade” e ‘promove uma política de segurança pública integrada’.
Veja também:
Governo anuncia investimento de R$ 62 mi em Academia de Defesa Social em São Lourenço