Messias Melo entra na disputa pelo comando estadual do PT e prega unidade

Ex-presidente da CUT, Messias Melo conta com o apoio de Teresa Leitão na disputa pelo comando do PT em Pernambuco

Ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Messias Melo oficializou neste sábado (10) sua candidatura à presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco. O lançamento ocorreu na sede estadual do partido, com articulação da senadora Teresa Leitão e apoio de quatro correntes: o Coletivo PT Militante, a Articulação de Esquerda, a Via Trabalho e o grupo liderado por Mozart Sales. Além dele, estão na disputa o deputado federal Carlos Veras, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, Sérgio Goiana, Fernando Ferro e Prazeres.

Segundo Teresa Leitão, o grupo tentou uma composição ampla, mas optou por Messias após não haver consenso entre todas as forças internas. “Foi uma decisão madura, uma decisão tomada sobretudo pensando no PT”, declarou a senadora.

Messias Melo afirmou que sua candidatura representa um projeto de reaproximação com a base social do partido. Segundo ele, é necessário que a direção partidária recupere a capacidade de escutar os militantes e promover debates internos sobre os rumos do PT. “Uma direção que tenha condições de criar espaço para que os militantes possam opinar, possam debater os destinos das políticas do partido”, disse.

Messias defende construção de consensos

O candidato destacou a importância de construir consensos a partir do diálogo, e não apenas com base em maioria de votos. “Não uma unidade construída artificialmente, mas unidade fruto de debate e composição”, afirmou. Para ele, a ausência de decisões coletivas dentro do partido enfraquece sua presença na política estadual. “Se o PT continuar construindo políticas fora das instâncias e de forma isolada, não seremos protagonistas na política pernambucana.”

Messias também defende que as candidaturas atualmente postas à presidência do PT estadual busquem uma composição comum baseada em propostas concretas e nos desafios enfrentados pelo partido em Pernambuco.

Candidaturas municipais reforçam articulação

Além da disputa estadual, as quatro correntes que apoiam Messias Melo também atuam de forma conjunta em diretórios municipais.

No Recife, o Coletivo PT Militante, representado por Felipe Cury, integra uma chapa com outras forças internas do partido que apoiam a candidatura de Cirilo Mota. Em Olinda, foi lançada a candidatura de Hélder Pires, militante e dirigente municipal do partido.

Segundo Hélder, a eleição de 2024 revelou a necessidade urgente de reconectar o PT com a classe trabalhadora, especialmente nas periferias. “A experiência de 2024 em Olinda nos apontou a necessidade que o PT tem, urgente, de retornar o diálogo com a classe trabalhadora, com as bases, na periferia. É um desafio”, afirmou. Ele também reconheceu o avanço da extrema-direita no município e defendeu o papel do partido na contenção desse movimento.

Veja também:

Pré-candidato no PT, Edinho Silva diz que foco em Pernambuco é o presidente Lula e Humberto

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp