O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, anunciou a criação do Conselho Municipal de Segurança, com o objetivo de fortalecer ações de prevenção e combate à violência. A iniciativa integra o programa “Participa Cabo” e será um espaço de articulação entre o poder público e a sociedade civil.
O anúncio foi feito durante reunião com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Na ocasião, o prefeito formalizou o convite às entidades presentes para integrar o conselho, que será composto por membros da comunidade – como moradores, comerciantes e líderes religiosos – além de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.
Lula destaca investimentos em segurança
A proposta visa ampliar a colaboração nas decisões sobre segurança pública e ocorre em um cenário de demanda crescente por medidas de enfrentamento à criminalidade. Segundo Lula Cabral, o município tem investido na estruturação da Guarda Municipal e em ações de segurança cidadã e inteligência.
“No Cabo, temos trabalhado duro para equipar e ampliar a guarda municipal, investimos na promoção de ações de segurança cidadã e de inteligência. Conseguimos avanços importantes, reduzindo a taxa de homicídios de 149 para 89 por 100 mil habitantes, mas o município não tem condições de assumir o que é função do Estado. Precisamos de mais apoio”, afirmou o prefeito.
Solicitação de apoio estadual
O gestor também mencionou que solicitou à governadora Raquel Lyra o envio da Força Nacional, devido à ausência de ações estaduais consistentes na região. A criação do conselho é parte de uma resposta institucional ao cenário de insegurança local.
O Conselho Municipal de Segurança será responsável por analisar, propor e acompanhar políticas públicas voltadas à segurança, com base em dados e participação ativa dos segmentos representados.
Veja também:
Lula Cabral inicia reestruturação do Cabo em 100 dias de gestão