A Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foi confirmada como um dos palcos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™, que será realizada entre 24 de junho e 25 de julho, com a participação de 32 seleções. O anúncio foi feito pela FIFA nesta quarta-feira (7) e incluiu o Recife entre as 12 cidades brasileiras escolhidas como sedes da competição. Esta será a primeira vez que o torneio acontece na América do Sul.
A confirmação reforça a visibilidade internacional do Estado e deve impulsionar investimentos em infraestrutura, hotelaria e serviços. Segundo avaliação da FIFA, a escolha considerou aspectos como estrutura física, capacidade da rede hoteleira, conectividade aérea e experiência anterior com grandes eventos. A Arena de Pernambuco, que sediou cinco jogos da Copa do Mundo de 2014, passou por inspeções técnicas realizadas pela entidade em 2024.
Evento deve impulsionar turismo em Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou o impacto econômico e simbólico da escolha. “Recebemos a notícia de que Pernambuco será sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ com felicidade. A Arena de Pernambuco está à altura de um evento desse porte. Temos cuidado da infraestrutura da Arena com muito zelo, o que foi comprovado pela FIFA em todas as análises técnicas. O nosso Estado será palco de uma bonita festa, reunindo pernambucanos e turistas, para celebrar o protagonismo das mulheres no futebol e a união das nações por meio do esporte”, afirmou.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a realização dos jogos deve gerar empregos diretos e indiretos, ampliar a demanda no comércio, aquecer o setor hoteleiro e movimentar polos culturais e gastronômicos. A expectativa é de aumento expressivo no fluxo de turistas nacionais e internacionais.
A Secretária de Esporte, Ivete Lacerda, ressaltou o esforço conjunto para viabilizar a candidatura. “Pernambuco se preparou para esse momento. Temos estrutura, temos experiência e, acima de tudo, temos um povo apaixonado pelo esporte. Vamos fazer uma Copa do Mundo histórica e inesquecível”, afirmou.
Recife se consolida como polo de grandes eventos
A diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins, apontou a valorização do futebol feminino como um dos principais legados do evento. “É uma alegria imensa ter a Arena de Pernambuco como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™. Esse anúncio mostra o quanto nosso estádio está preparado para receber eventos grandiosos e, mais do que isso, reforça o valor do futebol feminino. Vai ser um momento histórico para o nosso Estado e estamos trabalhando com muito carinho para oferecer uma experiência inesquecível para todos que passarem por aqui”, declarou.
O prefeito do Recife, João Campos, também celebrou a inclusão da cidade entre as sedes do torneio. “Recife vai sediar a Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027. Um representante da FIFA acabou de me ligar para oficializar a nossa cidade entre as sedes desse grande evento. A escolha levou em consideração a estrutura, capacidade hoteleira, malha aérea e outros fatores que são fundamentais para o sucesso de um torneio com essa magnitude”, disse.
Potencial logístico do Recife
Segundo o Governo Federal, o Recife registrou aumento de 21% na ocupação hoteleira em 2024, superando em seis pontos percentuais a média nacional. Entre janeiro e fevereiro de 2025, o número de voos internacionais cresceu 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cidade possui 92 equipamentos de hospedagem, que somam 14.203 leitos, e está conectada a 40 rotas aéreas, sendo oito internacionais.
A capital também é considerada um hub consular, com diversas representações diplomáticas. Essa infraestrutura contribui para o acolhimento de turistas estrangeiros e reforça a capacidade da cidade para receber eventos de porte internacional.
Veja também:
Camaragibe inicia plano de mobilidade para dar fluidez ao trânsito no Ramal da Copa