Pernambuco registrou uma redução de 22% nos casos de homicídios em abril de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024. De acordo com dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), foram contabilizados 251 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVIs), 71 a menos que os 322 registrados no ano anterior. Este é o menor número para o mês de abril nos últimos onze anos.
O resultado é atribuído à consolidação do programa Juntos pela Segurança, lançado em 2023, que integra ações de inteligência policial, investimentos em infraestrutura e valorização dos profissionais de segurança pública. A iniciativa é coordenada pelo Governo de Pernambuco.
Durante a reunião de monitoramento do programa, realizada na segunda-feira (5), a vice-governadora Priscila Krause afirmou: “Pernambuco segue avançando na redução dos números de homicídios, um resultado expressivo que evidencia o trabalho sério e integrado na política de Segurança Pública do nosso Estado, capitaneado pela governadora Raquel Lyra. Aproveito para agradecer especialmente a todos que fazem nossas polícias pela dedicação em fazer do nosso Estado um lugar seguro e melhor para se viver”.
Homicídios caem há 11 meses consecutivos em Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, destacou a continuidade dos resultados positivos: “Chegamos ao 11º mês seguido de redução nos homicídios em Pernambuco. São resultados extremamente positivos que conseguimos nas reduções das Mortes Violentas Intencionais e na questão no combate ao crime contra o patrimônio e roubo de cargas. Tudo isso que a gente vem conseguindo fazer juntos tem surtido efeito para a população, embora a gente saiba que o desafio é muito maior”.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, atribuiu os resultados ao alinhamento entre planejamento e execução: “O que estamos vivenciando é fruto de um esforço coletivo, baseado em planejamento, investimento e trabalho firme de todas as forças de segurança. Os números mostram que é possível, sim, reduzir a criminalidade quando há compromisso e ação integrada. A determinação da governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para garantir estrutura, inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública”.
Novos profissionais iniciam formação na Polícia Civil
Na manhã da segunda-feira (5), a governadora e a vice-governadora participaram da cerimônia de abertura do Curso de Formação Profissional para os aprovados no concurso da Polícia Civil de Pernambuco. O evento ocorreu no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) e marcou o início da preparação de 445 novos profissionais, entre delegados, agentes e escrivães.
Até 2026, a previsão é de que mais de 7 mil novos integrantes reforcem as forças de segurança do Estado, incluindo as Polícias Civil, Militar, Científica, Penal e o Corpo de Bombeiros.
Foto: Mariana Carvalho/vice-governadoria
Veja também:
Pernambuco registra redução de quase 20% nos homicídios em janeiro de 2025