A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, participou da abertura da 23ª edição do Festival do Jeans de Toritama (FJT), realizada nesta quarta-feira (30), e reafirmou o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento do Polo de Confecções do Agreste. A chefe do Executivo destacou que o evento é estratégico para a economia criativa e a geração de renda na região.
“O Festival do Jeans de Toritama é um evento consolidado no calendário da economia, do turismo e da cultura pernambucana. Estamos aqui no maior produtor de jeans do Brasil, no Polo de Confecções do Agreste pernambucano, para apoiar mais uma vez o festival. Pela primeira vez em muitos anos, o Governo do Estado chega forte neste evento para permitir que também haja a consolidação como uma grande rodada de negócios. É muito importante que este polo cada vez mais possa mostrar a capacidade de trabalhar a economia criativa, gerando emprego e renda para a nossa população”, afirmou Raquel Lyra.
O evento, que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), segue até o sábado (3), com programação voltada à moda, negócios e cultura.
A Loja de Moda Autoral de Pernambuco (Mape) marcou presença pela segunda vez no festival, com uma seleção de peças de 85 estilistas e designers locais. Entre eles, estão o Daterra Project (Riacho das Almas), que utiliza resíduos do polo têxtil; Gatos de Rua (Recife); e Fernando Viana (Recife), que confecciona calçados com jeans.

De acordo com o presidente da Adepe, André Teixeira Filho, a gestão estadual tem priorizado os arranjos produtivos regionais. “A Adepe, em nome do Governo de Pernambuco, fomenta esse evento para que ele possa crescer e ficar mais bonito do que já está, e que as pessoas possam conhecer o potencial, a força de trabalho e a competência que Toritama tem, a maior produtora de jeans nacional”, declarou.
Estrutura do Festival e expectativa de público
O festival é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e ocupa uma área de 4.800 m². A estrutura é dividida em três espaços: estandes de empresas e tecelagens, arena de desfiles com participação de 10 marcas locais e palco para apresentações musicais com artistas de abrangência nacional. A expectativa da organização é de público diário de até 20 mil pessoas.
“O FJT está dividido em três partes: a área dos estandes, onde as tecelagens e as empresas de máquinas fazem a sua exposição, a arena dos desfiles, onde em torno de 10 marcas toritamenses participam, e os shows abertos ao público, onde vamos trazer artistas a nível nacional”, explicou o prefeito de Toritama, Sérgio Colin.

Apoio institucional
O presidente da Acit, Luan Leitão, destacou a trajetória do evento. “A gente chega à 23ª edição do festival, o maior evento quando se fala em jeans do Brasil, e que hoje é a cara do polo de confecções”, afirmou. Já o diretor do FJT, Thiago Alexandre, ressaltou: “Aqui em Toritama encontro essa força de trabalho. Contem comigo para trazer sempre o melhor para Pernambuco, para o Brasil”.
O senador Fernando Dueire também participou da abertura e elogiou a atuação do governo estadual. “Estamos juntos na luta de transformação social que ocorre nessa região e que a governadora tem sido parceira para esse avanço”, disse.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom
Veja também:
Toritama se transforma na capital do jeans do Brasil entre 30 de abril e 3 de maio