A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promove, entre os dias 28 e 30 de abril, o 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O encerramento do evento, no dia 30, contará com uma palestra magna sobre o uso da inteligência artificial (IA) na administração pública. O encontro está marcado para as 11h30 e reunirá prefeitos, vereadores, secretários, técnicos e assessores municipais.
A apresentação será conduzida pelo Superintendente de Inovação e Inteligência Artificial em Saúde da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Álvaro Pinheiro, e pela especialista em gestão pública e transformação digital, Déborah Arôxa.
IA e a tomada de decisão no setor público
O debate irá explorar como a IA pode contribuir para a análise de dados, automatização de processos e ampliação da eficiência nos serviços públicos. Entre os benefícios destacados, estão o apoio à tomada de decisões, a agilidade na oferta de serviços e o aumento da transparência nas administrações municipais.
Álvaro Pinheiro é pesquisador com pós-doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco em tomada de decisão jurídica. Já Déborah Arôxa atua há mais de 30 anos na gestão pública e privada, com experiência em governança, modernização de processos e transformação digital.
Congresso da Amupe terá sessões interativas
A programação do evento inclui painéis sobre saúde, educação, sustentabilidade e inovação, além de uma área de exposições e sessões interativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento ou até o limite de vagas ser atingido, por meio do site da Amupe (amupe.org).
Veja também: