A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) iniciou um novo serviço de saúde bucal especializado, por meio do programa Odontologia Inclusiva, voltado para pessoas com deficiência. A ação será conduzida nos moldes do programa Alepe Cuida e percorrerá o Estado em parceria com prefeituras, instituições públicas e privadas.
Segundo a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, o atendimento será estruturado conforme a demanda apresentada por municípios ou instituições solicitantes, que definirão o público a ser contemplado. A expectativa é realizar até 40 atendimentos por dia, respeitando as particularidades do grupo assistido. O agendamento poderá ser feito pelas entidades parceiras ou diretamente pela central telefônica da Assembleia.
Demanda motivou atendimento
A criação do Odontologia Inclusiva ocorreu após a participação da Assembleia na 7ª edição do encontro do Grupo Fazendo Acontecer, realizado em março. O grupo é composto por mães de pessoas com Síndrome de Down e atua na promoção da inclusão e na defesa de direitos da população com deficiência. O evento foi parte das ações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.
Durante o encontro, a Alepe foi convidada a contribuir com serviços de saúde bucal. Profissionais do Alepe Cuida participaram da ação, ao lado de representantes da iniciativa privada e da Prefeitura do Recife, oferecendo atendimentos odontológicos ao público presente. De acordo com a Superintendência de Saúde da Assembleia, a atividade revelou uma demanda reprimida por atendimento especializado no Estado, o que levou à criação do novo programa.
Alepe faz parceria com municípios
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto (PSDB), afirmou que a iniciativa amplia o alcance das políticas públicas de saúde oferecidas pela Casa, com foco em inclusão.
“A iniciativa é marcada pela necessária inclusão deste público, com serviços especializados e ajustados à realidade dos municípios que serão atendidos pelo programa. Assim, com políticas pensadas para todos os segmentos, a Casa se conecta cada vez mais com a sociedade”, afirmou o parlamentar.
O novo serviço integra a estratégia da Alepe de descentralizar ações de saúde e cidadania, levando atendimento especializado a diferentes regiões do Estado em articulação com gestões locais.
Veja também:
Alepe Cuida leva 2 mil serviços gratuitos de saúde e cidadania para Araripina