A Prefeitura do Recife formalizou nesta quarta-feira (9) o pedido de cooperação técnica à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, com o objetivo de iniciar o processo de autorização para o porte de arma de fogo por agentes da Guarda Municipal. O protocolo foi entregue pelo prefeito João Campos ao superintendente da Polícia Federal no Estado, Antônio de Pádua.
A medida integra o compromisso assumido pela gestão municipal em 2024 para o fortalecimento da atuação da Guarda Municipal na segurança pública. Segundo o prefeito João Campos, o processo de armamento será conduzido em etapas definidas, com foco na segurança da população e na capacitação dos agentes. “Demos o primeiro passo formal para o armamento gradual da Guarda Municipal do Recife. Este será um processo sério, com etapas bem definidas, e que prioriza a segurança dos recifenses e o treinamento rigoroso dos guardas municipais”, afirmou.
Recife fará o processo de forma gradual
O processo será realizado de forma gradual e atenderá a todas as exigências legais. Entre as fases previstas estão: a criação de uma Corregedoria e de uma Ouvidoria específicas para a Guarda Municipal; a realização de avaliações psicológicas obrigatórias para os agentes selecionados; treinamento técnico especializado para o uso de armas de fogo; e a adoção de câmeras corporais (bodycams) como equipamento obrigatório durante as operações.
A nova estrutura também ampliará as atribuições da Guarda Municipal. Está prevista a atuação no patrulhamento preventivo de bairros, com o objetivo de aumentar a presença institucional nos territórios e intensificar a cooperação com outras forças de segurança pública.
“Segurança pública se constrói com responsabilidade, estrutura, formação e presença. Esse é mais um passo importante para que o Recife tenha uma Guarda Municipal moderna, equipada e em condições de proteger a população com ainda mais eficiência”, concluiu o prefeito João Campos.
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Veja também:
Fabiano Ferraz: “Defendo o armamento gradual da guarda municipal do Recife”