O Governo de Pernambuco autorizou a convocação de 445 aprovados no concurso da Polícia Civil para o Curso de Formação Profissional. A convocação contempla os cargos de delegado (45), agente (250) e escrivão (150). A lista nominal está disponível no site da banca organizadora, o Cebraspe.
A matrícula deverá ser realizada exclusivamente online, entre os dias 15 e 16 de abril, das 0h às 23h59 (horário local), por meio da plataforma oficial do curso (link direto no site da Acadepol).
O Curso de Formação Profissional promovido pelo Governo terá carga horária de 900 horas-aula presenciais, com duração de seis meses em tempo integral. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o curso é etapa obrigatória para ingresso efetivo na corporação. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a SDS pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 3183.5341.
“O aumento do efetivo é mais um importante passo para a reestruturação das forças de segurança do Estado, fortalecendo, ainda mais, o trabalho do Juntos pela Segurança”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Governo prevê 7 mil novos profissionais até 2026
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que a convocação representa parte de um plano maior de reforço na segurança pública estadual.
“Parabenizo, com enorme alegria, os aprovados no concurso da Polícia Civil. Tenho certeza de que esses homens e mulheres que decidiram abraçar a carreira policial, assim que concluírem o Curso de Formação Profissional, estarão mais do que preparados para proteger a população pernambucana e contribuir para colocar Pernambuco no patamar de segurança que tanto almejamos. Até 2026, teremos mais de 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros”, declarou.
Programa Juntos pela Segurança destina R$ 1 bilhão à área
A convocação integra as ações do Juntos pela Segurança, política pública com investimento garantido de mais de R$ 1 bilhão em segurança pública e defesa social. Em 2025, o programa prevê a instalação de cerca de 2 mil câmeras de videomonitoramento em todo o Estado. Também estão previstas a renovação da frota policial, investimentos em infraestrutura, aquisição de materiais e valorização dos profissionais da segurança.
Ainda no final de 2024, o Governo iniciou o Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar com 2.400 alunos. O Curso de Formação do Corpo de Bombeiros também foi iniciado no mesmo período, com 335 participantes.
Foto: Hesíodo Góes/Secom
Veja também:
Concurso da Polícia Civil pode chamar o dobro do número de vagas