A escritora Conceição Evaristo foi agraciada, nesta quinta-feira (27), com o Diploma Bertha Lutz – uma homenagem que o Senado presta a mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero no Brasil. A escritora recebeu o prêmio por indicação da senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Doutora em Letras, professora e membro da Academia Mineira de Letras, Conceição Evaristo tem sua obra aclamada pela crítica, com alto teor social. Em romances, poesias, contos e ensaios, aborda questões como discriminação de gênero, racial e social.
Ao apresentar sua indicada, Teresa Leitão celebrou o fato de Conceição Evaristo ter alcançado a glória mantendo a empatia com os mais vulneráveis. “Seja em versos, seja em prosa, as palavras de Conceição Evaristo são a melhor representação nas letras brasileiras da sofrida vivência das mulheres negras no país – em que, infelizmente, ainda nos vemos às voltas com as mazelas do racismo, do patriarcado, da desigualdade econômica, mas, ainda assim, nos trazem a possibilidade e a esperança da redenção pela arte e pela educação. Vejo muitas educadoras também agraciadas”.
Homenageadas pelo Senado
A lista das homenageadas com o Diploma Bertha Lutz deste ano é integrada por 19 mulheres que se destacam na política, na ciência, no Judiciário, na cultura, no ativismo social e no empreendedorismo. Entre elas, as atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, a neurocientista Lúcia Willadino Braga, a empresária Viviane Senna, e a professora Jaqueline Gomes de Jesus.
Veja também:
Projetos de Teresa Leitão reforçam compromisso com educação inclusiva