Diego Cabral lança projeto de eficiência da gestão, que economizará R$ 3 milhões por ano

Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral lançou oficialmente o projeto Camaragibe Digital, da Secretaria de Inovação e Tecnologia

A Prefeitura de Camaragibe deu mais um importante passo para elevar sua eficiência administrativa e marcar seu lugar no time das prefeituras totalmente informatizadas e produtivas. Nesta segunda-feira (24), o prefeito do município, Diego Cabral, lançou oficialmente o projeto Camaragibe Digital, da Secretaria de Inovação e Tecnologia, que vai eliminar uso do papel em todo o órgão com uma tecnologia inovadora e eficiente, além de proporcionar uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 3 milhões por ano.

“Este projeto é uma grande iniciativa para uma Camaragibe 4.0, conectada com a gestão democrática, transparente, digital e eficiente, que utiliza a tecnologia e a comunicação para promover a participação ativa dos cidadãos nas decisões públicas. Vamos eliminar totalmente o uso do papel na prefeitura, reduzir gastos e investir muito mais em vários projetos para a população de outros setores como saúde, segurança, educação e mobilidade, entre outros”, declarou Diego Cabral.

A nova plataforma digital foi apresentada durante uma cerimônia realizada no Cine Teatro Bianor Mendonça Monteiro, na Vila da Fábrica, com a presença da vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora, de secretários municipais, servidores públicos, vereadores e do deputado estadual João de Nadegi (PV).

O objetivo do projeto Camaragibe Digital, de acordo com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, é promover a eficiência da gestão pública e a economia financeira através de material humano, logística, insumos e rapidez de resultados. A primeira etapa da implantação da ferramenta será concluída dentro de 60 dias.

Projeto fará gestão eletrônica dos processos

Segundo o secretário de Inovação e Tecnologia, Marcos Ribeiro, o projeto Camaragibe Digital vai realizar a gestão eletrônica de documentos em todos os processos internos da prefeitura, bem como a resolução das demandas dos cidadãos. A plataforma vai funcionar através de um sistema em nuvem com o armazenamento de todas as informações da gestão, facilitando a criação e a personalização de documentos como ofícios, memorandos, processos administrativos, registros de ouvidoria e requerimentos de cidadãos e servidores, adaptando-se às necessidades específicas de cada órgão público.

Todos os processos serão gerenciados de forma intuitiva com painéis que darão uma visão clara de prazos, demandas e comunicações. Outro diferencial da plataforma será a automação de fluxos de trabalho, garantindo que cada etapa do processo administrativo siga regras e padrões pré-definidos, permitindo a configuração de campos, formulários e regras de aprovação de acordo com a demanda de cada repartição. Além disso, vai oferecer controle de assinaturas digitais e fluxos de aprovação integrados.

“O Camaragibe Digital é um dos projetos do programa Conecta Camaragibe, que além de outros projetos terá uma plataforma online de aplicativos que vai facilitar a comunicação entre os cidadãos e o poder público, como envio de sugestões, reclamações e participação em consultas públicas. Nesta primeira etapa, vamos implantar, treinar e capacitar para o sistema os servidores. Depois, em uma segunda fase, vamos estender a toda a população”, explicou Marcos Ribeiro.

Ele acrescentou que o projeto Wi-Fi Livre, de conexão gratuita de internet, está inserido no planejamento de cidade conectada através do Conecta Camaragibe e implementado na Rua Eliza Cabral, um dos principais centros comerciais de Camaragibe, e cuja expansão para outras localidades já está sendo estudada pela Secretaria de Inovação e Tecnologia. O objetivo é que essa oferta de ampliação da conexão seja possível nos próximos meses.

A ferramenta utilizada no projeto Camaragibe Digital é um software desenvolvido por uma empresa para apoiar as demandas de gestores e servidores municipais na administração pública de forma eficiente e centrada no cidadão. A plataforma oferece flexibilidade, substituindo processos burocráticos em papel por fluxos totalmente digitais, o que atualmente é conhecido como papel zero.

Veja também:

Prefeitura de Camaragibe lança projeto Corredor Seguro de incentivo à prática de esportes

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

anúncio
anúncio
anúncio
SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp