Na Semana do Trânsito, o Detran-PE entregou um equipamento que transformará os condutores em pessoas mais conscientes. O órgão reabriu, nesta terça-feira (19), a Escola Pública de Trânsito (EPT), que oferece cursos gratuitos de educação no trânsito.
De acordo com o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, a retomada sempre foi uma meta da nova gestão do órgão, agora concretizada com a entrega das instalações da escola, que contou com uma parceria do órgão com o artista cicloativista Rafa Mattos, que grafitou painel na entrada do prédio e realizou palestra sobre o tema.
“A educação é a base de tudo. Nesse caso, possibilita entender a responsabilidade de entrar em um veículo e circular pelas ruas”, atestou André Trajano.
É assim que funcionará o projeto Trânsito Cidadão, contribuindo na conscientização para um trânsito seguro. Para tanto, vai dispor de canais de comunicação digitais com professores e gestores e utilizar ferramentas modernas de aprendizagem, como simulador de direção, óculos que simulam embriaguez e jogos interativos.
Numa sala lotada pelos estudantes, Rafa Mattos deixou a sua mensagem de paz, gentileza e amor, assim como estão projetadas as iniciativas do Detran-PE para garantir um trânsito mais humanizado. O artista falou de sua trajetória e alertou para a necessidade de refletir sobre o trânsito, para não gerar consequências desagradáveis.
“Trânsito é vida, é saúde, precisamos sair de casa e voltar melhores”, afirmou Rafa Matos.
Estudantes da Escola Municipal João Fonseca de Albuquerque, localizada em Paulista, na Região Metropolitana, foram os primeiros a usufruir da nova estrutura, que fica dentro da sede do Detran, no bairro da Iputinga, no Recife. No local, serão ministrados cursos, palestras, atividades de extensão e eventos.
A reabertura da EPT contou com a presença do diretor da Escola de Governo de Administração Pública de Pernambuco, Henrique de Oliveira, e do representante do Observatório Nacional de Segurança Viária – PE, Carlos Valle. Também estiveram presentes diretores do Detran-PE, gerentes, gestores e técnicos do órgão.
Formado em 1991 pela Universidade Católica de Pernambuco, Márcio Didier foi editor-assistente de Política do Jornal do Commercio, editor do Blog da Folha e estrategista de comunicação de empresas e parlamentares
Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação