A Amupe de Patriota cada vez mais robusta na gestão de Marcelo Gouveia

Com grande poder de articulação, Marcelo Gouveia conseguiu reunir quase todos os prefeitos no seminário da Amupe

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) encerra nesta terça-feira (12) o Seminário Novos Gestores e, a tirar pelo primeiro dia de evento, a safra de prefeitos eleitos e reeleitos em outubro aponta boas perspectivas. Quase a totalidade deles – 175 de 184 – estiveram presentes, o que mostra interesse em acertar. Mas isso vai além da simples presença em um seminário. É um despertar de um sentimento de fortalecimento do municipalismo, plantado lá trás por José Patriota –homenageado, com Justiça, na abertura do evento – e potencializado pelo atual presidente, o prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia.

De fala mansa, bem articulado e atencioso, Marcelo Gouveia encampou as pautas municipais e conquistou a simpatia dos prefeitos. Como no ano passado, em que ele e a hoje vice-presidente da Amupe, Márcia Conrado, mergulharam na discussão sobre a redistribuição do ICMS entre os municípios. Depois de muitas idas e vindas, se chegou uma proposta de consenso foi aprovada na Alepe.

Amupe sem disputas partidárias

Com esse poder de articulação e erguendo a bandeira de empoderamento dos municípios, Marcelo conseguiu atrair prefeitos de todos os matizes políticos. Os prefeitos que estavam ali, haviam deixado a disputa política na porta de entrada do salão de eventos do Hotel Canarius de Gravatá.  Estavam em busca do apoio técnico, para capacitação e para representação política. Cientes das dificuldades de gerir qualquer município, eles têm a exata dimensão da importância desses três itens que a Amupe fornece.

Foi deixando a política na porta que os prefeitos puderam ouvir da governadora Raquel Lyra, em seu discurso de mais de uma hora, o compromisso de que não olhará para as corres partidárias na hora de executar as parcerias.

Na reta final do segundo mandato na Prefeitura de Paudalho, Marcelo Gouveia replica na Amupe o poder de articulação que o fez um dos maiores vitoriosos das eleições de 2024, conquistando amplo espaço principalmente na Mata Norte. Fez oito prefeitos, 12 vices e 138 vereadores. A partir de janeiro vai cuidar também da sua candidatura a deputado federal, uma missão aparentemente bem mais tranquila do que guiar, na unidade, municípios com orçamento apertado e interesses conflitantes.

Foto: Divulgação

Veja também:

Amupe inicia seminário para novos gestores com a presença de 175 prefeitos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp