Em Jaboatão, Mano comandou a vitória, que teve pai e mãe

O prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros e a primeira-dama, Andrea, comandaram a campanha vitoriosa pela reeleição

O marciodidier.com.br segue analisando os verncedores e os perdedores nas eleições 2024.. Hoje a vitória de Mano, em Jaboatão.

A vitória tem mil pais, mas a derrota é órfã. A eleição municipal de Jaboatão dos Guararapes subverteu a frase do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy. Para o bem ou para o mal, a disputa no segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco teria apenas um pai e uma mãe. Em sua primeira disputa eleitoral, o prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, foi reeleito na cara e na coragem. Venceu sem nomes de peso em seu palanque: só ele e a primeira-dama, Andrea Medeiros, que foram às ruas e conquistaram uma das maiores vitórias da Região Metropolitana.

Mano enfrentou adversários fortes. Candidato colocado como de centro-direita, a sua disputa imediata era a candidata da direita, a deputada federal Clarissa Tércio, Com uma presença forte nas redes sociais, ela avançava por um segmento da sociedade muito forte no município, e no qual o gestor não tinha o mesmo desempenho: o eleitorado evangélico. Consegui neutralizá-la ao escolher como a companheira de chapa a ex-vereadora Irmã Babate, muito respeitada no segmento.

Clarissa cresceu na disputa, mas não chegou nem perto de ameaçar a vitória de Mano no primeiro turno. Conquistou apenas 20,23% dos votos válidos.

Adversário na esquerda em Jaboatão

Do outro lado, no campo de centro-esquerda, o ex-prefeito por dois mandatos Elias Gomes (PT). Era um candidato que conhecia a cidade, sabia como fazer campanha e tinha apoios de peso, para impulsionar a candidatura: o presidente Lula e do prefeito agora reeleito do Recife, João Campos.

Conseguiu neutralizar o petista ao não embarcar no debate político, apenas levando a discussão para o campo administrativo. Elias acabou com 18,41%.

Agora, por quê um prefeito bem avaliado, com boa perspectiva de reeleição não teve presença forte de outros políticos. Aliado da governadora Raquel Lyra, Mano entendeu que a gestora não poderia ir num município em que tinha dois aliados disputando, isso porque Clarissa tércio pertence ao PP, o principal partido aliado ao Governo na Assembleia Legislativa.

Contou com algumas participações do deputado federal André Ferreira (PL), que foi o mais votado nas eleições do município em 2022. Mas ele tinha outros municípios para levar seu apoio.

Assim, de contingência em contingência, Mano se viu só na sua primeira campanha. Tirou de letra, apesar de o município ser muito complexo. Ao lado da primeira-dama Andrea, foi pra rua e conquistou 55,93% dos votos válidos. Ou seja, Mano atualizou a frase de JFK. Em Jaboatão a vitória só teve um pai e, também, uma mãe.  

  • Esta semana  faremos análises sobre os vencedores e os perdedores das eleições

Veja também:

Mano Medeiros envolve a juventude no debate sobre o futuro de Jaboatão

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOBRE O EDITOR
Márcio Didier

Márcio Didier é jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagens pelo Jornal do Comércio, Blog da Folha e assessoria de comunicação

Galeria de Imagens
Mande sua pauta e se cadastre
Enviar via WhatsApp