O dia foi de homenagem no Senado da República. Logo no início da ordem do dia, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, oficializou a aposentadoria de Jarbas Vasconcelos e a efetivação de Fernando Dueire na vaga de senador por Pernambuco.
Agora exercendo efetivamente o mandato, Dueire aproveitou para fazer uma homenagem a Jarbas. Em um discurso de 10 parágrafos, destacou o compromisso do ex-senador com o bem-estar dos que mais precisam em 50 anos de vida pública.
Lembrou da luta de Jarbas contra a ditadura militar para construir um País “mais justo e próspero”. Acrescentou que o ex-senador disputou 13 eleições, vencendo 10, destacando-se principalmente nas disputas majoritárias.
Encerrou o seu discurso defendendo que os ensinamentos de Jarbas sejam seguidos por outros ocupantes de cargos públicos.
“Que o exemplo de Jarbas, que sempre superou os desafios postos com muito trabalho, dedicação, e fazendo política com altivez e determinação, siga nos inspirando”, finalizou Fernando Dueire.
Veja a íntegra do discurso:
“Trilhar o caminho da vida pública é se comprometer com o bem-estar dos que mais precisam. É dedicar seu tempo e sua energia em ações e iniciativas que melhorem a vida do nosso povo e das futuras gerações. É construir consensos e pontes em favor da democracia, o melhor e o mais justo contrato social firmado em favor da população. Foi esse comprometimento e a vontade de trabalhar pela da maioria que levaram Jarbas Vasconcelos a dedicar mais de 50 anos de sua vida à causa pública.
Desde o movimento estudantil, quando a violência e o autoritarismo da Ditadura se faziam presentes, ele decidiu não se furtar de defender e lutar pelos seus ideais, de lutar por um País mais justo e próspero. E foi assim que ele encarou todos os desafios que se apresentaram ao longo de sua jornada.
Jarbas teve a honra de construir o seu caminho ao lado do povo de Pernambuco. Contou com a confiança do seu estado em diferentes momentos de sua trajetória, em todos os cargos que ocupou. E não foram poucos.
Disputou 13 eleições, ganhando 10 delas. E destacou-se, especialmente, nos pleitos majoritários. Foi Prefeito da capital por duas vezes, Governador também por duas vezes, e duas vezes se elegeu ao Senado. Ao todo, venceu de forma inédita seis eleições majoritárias, nunca tendo que disputar um segundo turno. É um dos políticos mais vitoriosos do Brasil, e o maior de Pernambuco.
Ao longo de todo esse tempo, de todos os desafios que se apresentaram, Jarbas entendeu que dedicação e empenho não podem ser pela metade. Por isso, foi exemplo de disposição e trabalho em todas as funções que desempenhou. Jarbas fez da vida pública a sua própria vida, sempre separando o coletivo do privado. Seus deveres e obrigações sempre estiveram em primeiro lugar.
Ao decidir – na última semana -, encerrar sua vida parlamentar, Jarbas deixa mais um exemplo de honradez, desprendimento e, sobretudo, de respeito ao povo. Não há atitude mais digna para um homem público do que olhar para a sua trajetória, ter consciência de suas realizações e de seu legado, e avaliar que conseguiu dar sua contribuição sem se afastar de suas convicções. Sem nunca ter perdido o propósito de trabalhar pelos que mais precisam.
Para mim – que recebi com um sentimento renovado de responsabilidade a sua decisão -, seu exemplo e seus ensinamentos serão minha bússola e minha inspiração. Jarbas foi e será sempre o meu farol.
Sei o tamanho do desafio que é honrar a sua ausência aqui nesta Casa. Sei também que já conto com a amizade e a parceria de minhas colegas senadoras, de meus colegas senadores, que desde dezembro, quando assumi interinamente o mandato, me receberam de forma muito fraterna e solidária.
Que nosso diálogo, a nossa busca por consensos, sempre prevaleçam. Precisamos caminhar juntos sem amarras ideológicas ou partidárias em soluções em favor do bem comum, em favor da população brasileira tão carente de dias melhores.
Que o exemplo de Jarbas, que sempre superou os desafios postos com muito trabalho, dedicação, e fazendo política com altivez e determinação, siga nos inspirando” .