A governadora Raquel Lyra dedicou o seu dia às agendas relacionadas ao lançamento do Novo Programa de Aceleração do Desenvolvimento, carro-chefe do Governo Lula para destravar a infraestrutura do País.
Pela manhã, ela esteve ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, no auditório da UPE, na Ilha do Retiro, onde foi anunciado um pacote de investimentos no Estado. À tarde, visitou as obras do Canal do Fragoso, que se arrastam há anos e que ela se comprometeu a finalizar.
Em Pernambuco, a Transnordestina, a adutora do Agreste, as barragens de Gatos e Panelas II e a construção de moradias estão entre as iniciativas que receberão aporte do Governo Federal, por meio do novo PAC.
Em Olinda, a governadora e o ministro Rui Costa vistoriaram as obras da fase 4 da obra, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2024. Em agosto, a fase 5 do projeto foi incluída pelo Governo Federal no novo PAC, com recursos de cerca de R$ 130 milhões, a ser licitada em breve pelo Governo do Estado.
“Quando assumimos o governo tomamos a decisão de, em parceria com o Governo Federal e com as prefeituras, priorizar a conclusão de obras inacabadas, e esta é uma das obras que conseguimos garantir os recursos para finalizá-la. É uma obra complexa, e depois de tanto tempo de espera, a população finalmente vai receber não só a obra do canal, mas todo o complexo viário que atende quase um terço da população de Olinda. Essa entrega é fundamental porque toda vez que chovia as pessoas viam as suas casas alagarem, e tinham que correr para salvar seus pertences”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A obra em andamento tem extensão de aproximadamente um quilômetro, e vai da Avenida Sérgio G. Vasconcelos até a ponte de Rio Doce, abrangendo as vias marginais da fase 4 do empreendimento. O investimento é de R$ 122,6 milhões, pagos com recursos do Estado.
Lula vem
Atualmente, a gestão estadual realiza obras para o alargamento, revestimento e desobstrução do canal, dentro das intervenções urbanísticas da Via Metropolitana Norte, obra que se arrasta há dez anos e envolve a construção das vias de acesso que ligam a PE-15 à ponte do Janga.
“Estamos visitando essa obra estruturante, que a população espera há algum tempo, mas agora vai ser concluída. Vamos trazer o presidente para inaugurá-la”, registrou o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Os trabalhos da fase 4 do Canal do Fragoso envolveram desapropriações que foram efetuadas apenas este ano, já na gestão Raquel Lyra. Desde janeiro, já foram realizadas a retirada de 150 imóveis que ocupavam o espaço do canal irregularmente, ação possibilitada através de negociações feitas pelo Estado, que também indenizou todos os antigos moradores da localidade.
“Estamos otimistas, vendo as obras acontecendo de forma acelerada. Olinda também está fazendo as lagoas de retenção, com o propósito de terminar tudo junto para que a gente possa reter 30% da água do Canal do Fragoso”, disse o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.
A quinta e última fase do projeto receberá os recursos do novo PAC, com contrapartida do Governo do Estado. Este trecho prevê o alargamento e revestimento do Canal do Fragoso, no trecho da ponte de Rio Doce até a Ponte do Janga, e 1,1 quilômetro de vias marginais.
Encanta Moça
No final da agenda com o ministro, a governadora ainda visitou as obras do empreendimento Encanta Moça 1 e 2, no Pina, Recife, ao lado do prefeito do Recife, João Campos. Mais de 170 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega do habitacional, que conta com investimentos da gestão municipal, Governo Federal e Compesa.